Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Programação festiva marca 22º ano de emancipação política de Fortim

Fortaleza. O município de Fortim comemora amanhã, 22 anos de emancipação política. Para festejar o aniversário da cidade, desde o último dia 22 estão sendo realizadas diversas atividades de ação social, esportiva e cultural. Na programação desta noite terá um grande show, com Bruno Santiago e Aviões do Forró, no Largo da Praça São Pedro. Já amanhã, terá show gospel com Fernanda Brum.
Banhado pelas águas do Rio Jaguaribe, Fortim nasceu em 1603 com a construção do Forte São Lourenço por Pero Coelho, apontado como o colonizador do Ceará. No entanto, a cidade só ganhou título de município em 1992, até então fazia parte de Aracati, município vizinho.

A cidade tem, entre as poucas do Ceará, a beleza do rio e do mar banhando as suas margens. É no Canto da Barra que acontece o encontro do Rio Jaguaribe com o mar transformando Fortim em uma paisagem encantadora. Devido à água plana, vento constante e grande espaço, o Canto da Barra é um excelente local para a prática de esportes náuticos como kitesurf, windsurf, canoagem e muitos outros, o que atrai muitos turistas ao local, no litoral Leste do Estado.
O município conta ainda com outras lindas paisagens naturais que podem ser observadas no Rio Jaguaribe, na Praia das Agulhas, Praia do Forte, Praia de Pontal de Maceió e a Praia das Pedrinhas que é inabitada e praticamente inexplorada pelo homem. Na Praia do Forte que é uma extensão do Pontal do Maceió, Pode ser visto o Farol da Barra, falésias em uma praia paradisíaca. Lá existem as quase desconhecidas e pouco exploradas cavernas rochosas por baixo da superfície natural. As cavernas foram construídas ao longo dos anos pela força da água do mar que invade a parte inferior das rochas, cavando fendas enormes e criando uma verdadeira atração para os mais curiosos e aventureiros.
Com a maré baixa é possível caminhar nas cavernas. O lugar também é o ponto de encontro de pescadores esportivos, catadores de frutos do mar. Administrado atualmente pela prefeita Adriana Pinheiro Barbosa, mais conhecida como Aninha de Kito, o município tem uma população de aproximadamente 15 mil habitantes em uma área de 278,765 km².
Entre as recentes conquistas do município estão, dentre outras, a recuperação da estrada que liga as localidades de Volta Grande, Mundo Novo, Carnaubinha e Mamoeiro; ampliação da escola da localidade de Coqueirinho; construção da adutora que vai garantir água para o município pelos próximos 10 anos e 400 cisternas de polietileno para a população rural.
Colaborador: Marcos Mendes
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Fortim
R. João de Anil, S/N
Centro
Telefone: (88) 3413.1001
www.fortim.ce.gov.br
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário