Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

Com vagas sobrando no Mais Médicos, mais 2 mil cubanos serão escalados

Encerrada a 3ª rodada de inscrições do Mais Médicos com pouco mais de 50% das vagas preenchidas prometidas até março. O Ministério da Saúde informou, na noite desta sexta-feira (24), que outros 2 mil médicos cubanos virão ao país. Segundo o governo federal, os profissionais já começam a chegar ao Brasil a partir de terça-feira.
Há apenas dois dias, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi questionado sobre como pretendia preencher as vagas ainda abertas até março. Padilha afirmou, na ocasião, que tinha a expectativa da adesão ao programa de médicos do Provab (outro programa federal do governo que busca levar médicos ao interior).

 E disse que, caso não fosse suficiente, traria médicos de Cuba. A promessa de Padilha, que deixa a pasta nos próximos dias para concorrer ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, e da presidente Dilma Rousseff, que disputará a reeleição, é preencher 13 mil vagas de médicos até março. Com a nova leva de cubanos e outros 891 médicos que se inscreveram individualmente nessa terceira rodada, o programa alcança 9.549 médicos participantes, ou seja, 73,45% da meta.
Do total de participantes, agora, 77,49% dos profissionais são cubanos. Na próxima semana, Dilma e Padilha viajam a Cuba. Levarão, com eles, o novo indicado para ocupar a Saúde, Arthur Chioro. A ideia de trazer médicos do exterior foi propagada pela Saúde no primeiro semestre do ano passado. Frente às críticas recebidas dos médicos brasileiros, o ministério adotou um novo discurso, dizendo que daria prioridade aos profissionais brasileiros. Com a baixa adesão destes, o governo anunciou ter fechado um acordo para a vinda dos cubanos. 
Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário