Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um em cada cinco adultos cearenses tem menos de um ano de instrução

Um retrato das políticas educacionais no Ceará em décadas anteriores é mostrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (29) pela Síntese de Indicadores Sociais21,6% da população com mais de 25 anos em território cearense contaram com menos de 1 ano de instrução ou nunca tiveram contato com uma instituição de ensino.
Os dados mostram que um em cada cinco cearenses com mais de 25 anos é analfabeto ou semianalfabeto.

De acordo com o balanço, outros 13,6% dessa parte da população, de mais de 5 milhões de indivíduos, teve de 1 a 3 anos de instrução, enquanto outros 20,4% estudaram de 4 a 7 anos. Na outra ponta da pesquisa, apenas 6,5% dos adultos cearenses estudaram 15 anos ou mais. Uma parcela menor ainda, de 3,9%, tiveram 12 a 14 anos de instrução.
As estatísticas do Ceará estão muito aquém dos números nacionais. No Brasil, somando-se todos os estados, 11,9% da população se encontram nesse patamar de menos de 1 ano de instrução. 
Em comparação a outros estados, apenas Maranhão, Piauí e Alagoas tem números piores com relação a instrução da população adulta. No estado maranhense, 25,2% dos indivíduos com mais de 25 anos tiveram contato com escolas em um ano ou menos. O número se repete com relação a essa parcela da população piauiense. O pior quadro quanto a educação de adultos é de Alagoas. Nesse estado, 25,7% dessa parte da população se encontra nessa situação.



 Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário