Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Feriado em Russas lembra N. Sra. de Fátima


Russas. Hoje é feriado religioso neste município. A data é para lembrar o 27 de novembro de 1953, quando às 10 horas da manhã, a comunidade católica acolhia a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A ocasião foi considerada um grande acontecimento religioso para o município que até o prefeito da época, Dr. Raimundo Maciel Pereira, decretou o feriado que é comemorado até hoje.
O Santuário de Fátima, no município, é o ponto de concentração dos festejos que relembram quando a imagem vinda de Portugal passou pela cidade. No Vale do Jaguaribe, o município é o único que comemora a data

foto: Ellen Freitas 


Já se passaram 60 anos da passagem da imagem pelas cidades do Vale do Jaguaribe, que chegou a visitar na mesma época cidades como Limoeiro do Norte e Jaguaruana. A partir da ocasião e com o decreto municipal desta data, todos os anos o dia 27 de novembro é respeitado como feriado religioso.
Diante disso, não haverá aula para as escolas da rede pública e privada, bem como o funcionamento de serviços públicos do município, como secretarias e postos de saúde. Alguns órgãos das esferas estaduais e federais também deverão seguir o feriado, como Posto da Previdência, Correios, Secretaria da Fazenda, entre outros. Já o comércio, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas, deverá funcionar até às 13 horas.
Para comemorar o Jubileu de Diamante (1953 - 2013), foi confeccionado um livro, onde conta toda a história da data, além construção do calendário do evento a partir de então.
As nove leituras relembram a chegada da imagem, a construção da primeira capela em agradecimento às graças alcançadas, a construção da capela maior onde hoje é o Santuário de Fátima, a participação das mães na consolidação do novenário e diversos outros resgates históricos.
[INTERTITULO]Devoção
[TEXTO]A programação do novenário de Nossa Senhora de Fátima, que passou a ser realizado no município após a vinda da imagem, este ano é voltada para relembrar momentos históricos que demonstra a fé e devoção a Santa de Fátima.



De acordo com uma das coordenadoras litúrgicas do novenário, Etelvina Rodrigues Pinheiro, todos os textos lidos durante o novenário foram baseadas em pesquisas feitas pela Paróquia de Russas nos últimos 60 anos. “Para a Igreja Católica, este é o ano da fé e o tema da festa deste ano vem resgatar os 60 anos da passagem da imagem peregrina e como isso fortaleceu a fé dos russanos. No Vale do Jaguaribe, somente Russas comemorar anualmente a data”, ressalta. A festa teve início no dia 17 de novembro e se estende até hoje. A programação de encerramento dos festejos tem início às 8h da manhã, com missa a ser celebrada no Santuário de Fátima. À tarde, às 17 horas, é realizada uma procissão com a imagem da Santa, que sai do Santuário e percorre diversas ruas do bairro de Fátima. Após a procissão, com chegada de volta ao Santuário, é celebrada missa campal para os fiéis. Os organizadores esperam reunir bom número de católicos.


“É importante para a religiosidade e para a história da cidade reviver essa data, de tudo o que aconteceu e tudo o que mudou durante esses anos e que damos continuidade até hoje”, ressalta Etelvina.


Aparição


Segundo a Igreja Católica, a origem à devoção a Nossa Senhora de Fátima é do ano de 1914, quando no dia 13 de Maio, a Virgem Maria apareceu pela primeira vez aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) na cidade de Fátima, em Portugal. 


Segundo relatos dos pastores registrados na época, a Virgem Maria se identificava como Nossa Senhora do Rosário, dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A primeira peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima foi em 13 de Maio de 1947, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, e desde então a imagem viaja o mundo inteiro levando mensagem de paz e amor.

Ellen Freitas
Colaboradora 


Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário