Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

Alimentação divertida

Legumes, frutas e verduras não são, em geral, as primeiras opções no nosso prato, não é mesmo? Mas comer alimentos saudáveis pode ser delicioso e muito divertido! A dica é apostar na criatividade, aprender receitas simples e fáceis e descobrir novos sabores.
A dica da mamãe Andrezza Cardoso é misturar frutas diferentes e preparar uma vitamina caprichada. A pequena Maria Gabrielly, de 2 anos, adora suco de melão com banana batidos no liquidificador com leite próprio para crianças. Além de forte e nutritivo, o alimento também é doce e muito gostoso. Quem garante é a mãe da menina: “A Gabi gosta de suco de frutas, bolo e verduras. É por isso que ela é tão saudável!”, explica.

O pequeno Pedro Ícaro, 5, não fica atrás e também adora as comidas divertidas preparadas pela mãe Ítala Forte. O mais legal é que ela solta a imaginação e cria pratos pra lá de divertidos! Uma porção de arroz, duas folhas de alface, uma rodela de cenoura e duas azeitonas dão vida a um coelhinho. Já uma banana cortada em rodelas, gomos de tangerina e fatias de kiwi formam um coqueiro bonito e delicioso.“Gosto muito de maçã e melancia, são minhas frutas preferidas. Também é bom levar barras de cereal para comer no recreio. É bom e gostoso”, garante Pedro. Ele come um pouco de tudo: pão integral, sucos naturais e muito arroz e feijão. A mãe do menino usa o que tem em casa para transformar comidas simples em verdadeiras obras de arte. “O melhor é que dá pra ser saudável e divertido ao mesmo tempo”, comenta Ítala.


“Criança gosta é de comida colorida. Quanto mais cor, melhor e mais saudável!”, acredita a mãe de Pedro. E ela tem toda razão, não é, garotada? Ninguém resiste a um bom prato cheio de tons diferentes: laranja, verde, amarelo, roxo, huum! Deu água na boca? Então confira as dicas do Diarinho para preparar refeições saborosas:

Box: Dez passos para uma alimentação saudável para a garotada
1) Procure comer alimentos dos mais diversos grupos, distribuindo sua alimentação em pelo menos três refeições por dia e dois lanches.


2) Coma todos os dias cereais (como arroz, milho), tubérculos (como batata), raízes (como macaxeira), pães e massas.

3) Também é fundamental comer frutas, verduras, legumes e grãos. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais.

4) Comer feijão com arroz pelo menos cinco vezes por semana é garantia de boa alimentação.



5) Que tal comer regularmente carnes, aves, peixes e ovos no almoço? Ingerir leite e derivados, como queijo e iogurte, também é muito bom para um crescimento saudável.

6) Evite alimentos gordurosos e frituras. Comidas assadas, cozidas ou grelhadas são sempre as melhores opções.

7) No dia a dia, fique longe de refrigerantes, balas e comidas industrializadas, pois elas possuem muitos conservantes. Deixe as guloseimas para o fim de semana.

8) Diminua a quantidade de sal na comida. Outros temperos podem garantir o mesmo sabor.

9) Não esqueça de beber bastante água e sucos naturais durante o dia. Além de importantes para o bom funcionamento do corpo, eles garantem hidratação.

10)  Corra, pule, cante, brinque, dance e se exercite bastante. Combinar boa alimentação com atividades físicas é garantia de saúde e diversão.
Fonte: Adaptação de documento da Coordenação Geral da Política  de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Box 2: Vitamina dos alimentos


Vitamina A: também chamada de retinol, é encontrada em vegetais de cor verde-escura, amarela e alaranjada (brócolis, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, cenoura), fígado, laticínios e gema de ovo. Ela evita infecções, problemas de visão e auxilia na troca de células da pele.



Vitaminas do complexo B: são responsáveis pela produção de energia pelo nosso corpo e sua falta provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos, fraqueza, feridas na pele, diarreia e anemia. São encontrados em alimentos de origem animal, amendoim, café, couve, agrião, espinafre, cereais, e ovos.



Vitamina C: também chamada de ácido ascórbico, previne gripes e também uma doença chamada escorbuto, que provoca sangramentos, principalmente na gengiva. A vitamina é encontrada em frutas, tais como a laranja, limão, acerola, kiwi, goiaba, caju, manga e morango; e na couve e brócolis.



Vitamina D: previne problemas nos dentes, além de deformidades e fraqueza nos ossos, que são sinais típicos do raquitismo. Ela é encontrada na gema de ovo, no fígado, leite, atum, sardinha; e é produzida pelo nosso corpo, ao pegar sol. Neste último caso, é importante utilizar protetor solar.



Vitamina E: previne o envelhecimento precoce, problemas do coração, anemia, problemas nos músculos, entre outras doenças. Ela é encontrada em cereais, amendoim, leite e derivados, gema de ovo, hortaliças e legumes.



Vitamina K: previne hemorragias. Encontrada em folhas verdes, na batata, gema de ovo, óleo de soja, tomate, fígado, leite e seus derivados.



Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário