Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 2014

Os papas João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 27 de abril de 2014, anunciou nesta segunda-feira (30) o papa Francisco em um consistório.
A canonização conjunta dos papas mostra a intenção de Francisco de manter o equilíbrio entre duas figuras muito diferentes da Igreja, assim como a de evitar um grande culto à personalidade de João Paulo II. FOTO:
Diante dos cardeais, Francisco confirmou que o polonês Karol Wojtyla e o italiano Angelo Giuseppe Roncalli serão declarados santos. O primeiro foi papa entre 1978 e 2005, e o segundo, entre 1962 e 1965.

A data da dupla canonização já havia sido revelada por fontes do Vaticano. No dia 27 de abril de 2014 será comemorada a festa da Divina Misericórdia, estabelecida por João Paulo II.
A cerimônia provavelmente atrairá centenas de milhares de pessoas, principalmente da Itália e Polônia, até a praça de São Pedro.
Papa Francisco não esperou atribuição de um milagre
João Paulo II, primeiro papa polonês da história, conservador e muito popular nos mais de 100 países que visitou, será canonizado apenas nove anos depois de sua morte.
Bento XVI preferiu não levar em consideração o prazo obrigatório de cinco anos para abrir o processo de beatificação e canonização do antecessor, que foi beatificado em maio de 2011.
Francisco inovou para canonizar João XXIII, sem esperar a atribuição de um milagre. O italiano convocou o grande Concílio Vaticano 2º (1962-1965), que pretendia abrir a Igreja Católica ao mundo. Sempre conservou a imagem de um pastor próximo do povo, simples e de bom humor, atitude parecida com a de Francisco atualmente. 
Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário