Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dilma recupera parte das intenções de voto, diz Ibope

A presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte das intenções de voto que perdeu durante os protestos que tomaram o país em junho, mostra pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira (26). 

A petista foi a única que cresceu no principal cenário: saltou de 30% para 38% na preferência dos eleitores para a corrida presidencial de 2014 e ampliou sua vantagem sobre a segunda colocada, a ex-senadora Marina Silva, de 8 para 22 pontos percentuais.

Marina, que tenta formar a Rede Sustentabilidade a tempo de concorrer ao Planalto, caiu de 22% para 16%.


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), oscilaram negativamente: o tucano foi de 13% para 11% e o socialista passou de 5% para 4%.

Mesmo com o crescimento, Dilma não alcança o patamar que tinha na última pesquisa antes das manifestações. Em março, 58% declaravam voto na petista.

A pesquisa do Ibope foi feita em parceria com o jornal "O Estado de S. Paulo".

O levantamento mostra também que a variação do nome tucano na disputa não altera significativamente a distribuição dos votos.

No cenário em que o ex-governador de São Paulo José Serra substitui Aécio, Dilma segue à frente, com 37% das intenções. Marina se mantém em segundo, com os mesmos 16%. Serra atinge 12% - contra 11% do mineiro no cenário anterior - e Campos aparece com 4%.

Não é possível fazer comparações porque o cenário não foi pesquisado no último levantamento.

Aécio é hoje o principal nome do PSDB para concorrer à sucessão de Dilma, mas Serra ainda tenta ser lançado candidato. Uma alternativa estudada pelo paulista é a migração para o PPS, mas essa situação não aparece entre os resultados divulgados.

Segundo turno

Em todas as hipóteses de segundo turno testadas, Dilma amplia sua marca e sai vencedora. Contra Marina, a presidente atinge 43% ante 26% da rival. Em julho, as duas estavam tecnicamente empatadas -- a petista tinha 35% e a ex-senadora, 34%.

A petista também vence nos cenários em que enfrenta tucanos. Nos dois casos, atinge 45%, contra 21% marcados tanto por Aécio como por Serra. Em julho, Dilma também vencia Aécio, mas com uma vantagem menor: 38% a 26%. O nome de Serra não havia sido testado.

A vantagem sobre Campos também se amplia. Em julho, ela marcava 39% contra 19% do socialista. No levantamento atual, ela venceria com 46% ante 14% do governador.

A pesquisa foi realizada de 12 a 16 de setembro, com 2.002 eleitores. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais.



Fonte: Folhapress



Nenhum comentário:

Postar um comentário