Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

EUA garantem que Snowden não será morto ou torturado

Os EUA asseguram também que Snowden pode viajar e sair da Rússia, apesar de ter seu passaporte revogado

Washington. Os Estados Unidos fizeram uma promessa formal à Rússia de não torturar nem executar Edward Snowden se ele for deportado para responder judicialmente por ter revelado programas secretos de espionagem do governo norte-americano. Snowden, de 30 anos, ex-prestador de serviços da inteligência norte-americana, está retido há mais de um mês na ala de trânsito do aeroporto internacional de Moscou, enquanto a Rússia estuda a concessão de asilo temporário a ele.


O ex-prestador de serviços da inteligência norte-americana Edward Snowden não quer retornar aos EUA por temer ser assassinado fotos: agência reuters

Em carta datada da última terça-feira, mas revelada ontem, o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, escreveu que pretendia esclarecer qual será o destino de Snowden caso ele seja devolvido ao seu país.

"O senhor Snowden apresentou documentação solicitando asilo temporário na Rússia sob a alegação de que, se for devolvido aos Estados Unidos, ele seria torturado e enfrentaria a pena de morte. Essas alegações são inteiramente sem mérito", escreveu Holder.

O governo americano também disse que está disposto a conceder todas as garantias a Moscou caso Snowden retorne ao seu país de origem. "Snowden não será torturado. A tortura é ilegal nos Estados Unidos", afirmou Holder, que disse que o ex-consultor da inteligência deverá comparecer diante de um tribunal civil e gozará de todos os direitos para sua defesa.

Cidadão americano

O secretário de Justiça também disse que Snowden pode viajar e sair da Rússia. "Apesar da revogação de seu passaporte no dia 22 de junho de 2013, continua sendo cidadão americano e pode se apresentar para obter um passaporte de validade limitada para retornar diretamente aos Estados Unidos", explicou.

"Os crimes pelos quais é acusado não preveem esta possibilidade e os Estados Unidos não buscarão a pena de morte, mesmo que Snowden seja acusado de outros crimes passíveis da pena de morte", afirmou Holder na carta dirigida a seu colega russo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o Departamento Federal de Segurança da Rússia e o órgão equivalente dos Estados Unidos, o FBI, estão discutindo a situação de Snowden, cuja permanência no aeroporto Sheremetyevo causa mais um incômodo nas relações russo-americanas. O presidente russo, Vladimir Putin, disse ter uma "forte determinação" de não permitir que o caso afete as relações bilaterais. Peskov disse que o presidente Putin não lida pessoalmente com o assunto.

Mas ele reiterou a posição russa de que "não entregou, não entrega e não entregará ninguém". Putin declarou antes que Snowden só conseguirá refúgio na Rússia se parar de cometer ações nocivas aos Estados Unidos. Edward Snowden, que chegou no dia 23 de junho ao aeroporto de Moscou-Sheremetievo procedente de Hong Kong, escapou da justiça americana depois de ter feito revelações espetaculares sobre um programa de espionagem eletrônica mundial do governo dos Estados Unidos. No dia 16 de julho, Snowden apresentou um pedido de asilo provisório à Rússia. 

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário