Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Russas sediará festival de cinema

Russas. Prepara a pipoca que o filme já vai começar! Será assim durante os quatro dias do I Festival de Cinema Brasileiro do Vale do Jaguaribe (CineFestVal), que terá início na próxima quarta-feira, dia 3, nas cidades de Russas e Limoeiro do Norte.

O premiado curta "Doce de Coco", produzido por Allan Deberton, será exibido em mostra especial no Cine Francisco Lucena, em Limoeiro do Norte. A plateia poderá dispor de uma variedade de obras da sétima arte

A mostra proporcionará aos moradores deste município o gostinho de rever os filmes na telona, relembrando a época do saudoso Cine 5 de Junho.


O CineFestVal é uma realização da Prefeitura Municipal de Russas, Deberton Entretenimento, Casa dos Amigos de Russas (Carus) e demais parceiros.

O festival tem o intuito de aproximar consumidor de arte cinematográfica no Interior do Ceará, além de fomentar a discussão acerca da experiência audiovisual brasileira contemporânea. Ao todo, 46 produções de diversos Estados concorrerão ao Troféu Araibu, incluindo filmes premiados em grandes festivais (Brasília, Gramado, Kinoforum, Amazonas FilmFestival) como "A Mão que Afaga", de Gabriela Amaral Almeida; "O Menino do Cinco", de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; "A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília", de Rafaela Camelo, entre outras obras.

A mostra competitiva é dividida em 13 categorias, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz.

Além disso, outras 28 produções exibidas em cinco mostras temáticas (Curta Criança, Curta Universitário, Curta Fantástico, Curta Descontração e Curta Diversidade) concorrem ao prêmio do júri popular.

O júri será presidido pelo jornalista e crítico de cinema do Diário do Nordeste e também da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Pedro Martins Freire.

Contará também com o cineasta Cícero Filho, diretor do celebrado longa "Ai que vida", da atriz Marcelia Cartaxo e o fotógrafo Daniel Donato.

A atriz Marcelia Cartaxo é ganhadora do Urso de Prata do Festival de Berlim pelo clássico "A Hora da Estrela", baseado no romance de Clarice Lispector.

Durante o festival, a atriz ministrará uma oficina de interpretação para cinema. Daniel Donato, cearense radicado em Porto Alegre, diretor de fotografia especializado na Escuela Cinematográfica Argentina, ministrará uma oficina de introdução ao audiovisual e fotografia.

Entre outros convidados, também estarão presentes na cidade de Russas os realizadores indicados na categoria de melhor filme. A abertura oficial será realizada quarta-feira, no Cine Jaguar, em Russas, a partir das 19 horas.

Haverá entrega do Troféu Araibu e homenagem ao grupo de teatro Oficarte - Teatro e Cia.

Em seguida haverá mostra oficial competitiva de oito curtas. Haverá diariamente exibição das produções nos horários de 10h, 14h e 19, no Cine Jaguar.

Acontecerá ainda, nos dias 5 e 6 de julho, no Cine Francisco Lucena, na cidade de Limoeiro do Norte, uma mostra Hors Concours de curtas premiados exibidos em 35mm.

Entre os selecionados, figuram "Doce de Coco", de Allan Deberton; "Rua da Escadinha" e "Torpedo" de Márcio Câmara e "Vida Maria", de Márcio Ramos.

Também haverá, ainda em Limoeiro, uma mostra especial em 35mm de curtas dirigidos pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Dia 6 de julho acontecerá a cerimônia de encerramento no Clube Cataventos, em Russas, com a entrega do Troféu Araibu aos curtas vencedores da mostra competitiva oficial, além do prêmio do júri popular dedicado às mostras paralelas.

Também na noite de encerramento, será homenageado o cenógrafo russano Marcondes Costa (in memorian), administrador do saudoso Cine 5 de Junho. Terá show da banda Flash Baile.

De acordo com o organizador do Evento, Allan Deberton, o Festival pretende despertar na comunidade o interesse pelas artes e assim estimular e valorizar os talentos locais.

Daí a variedade das obras que será exibida para o público da região. A formação de plateias é meta prioritária na realização de eventos culturais deste tipo, que vem se realizando no Interior.

Mais informações

I Festival de Cinema Brasileiro do Vale do Jaguaribe, 3 a 6 de julho, Russas e Limoeiro do Norte
Allan Deberton - (85) 9728.1615 -www.cinefestival.com.br

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário