Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Impasse compromete nova unidade do IFCE em Russas

Prefeitura Municipal defende fazer parceria, em unidade do CVT, com a UFC e o IFCE, para ofertas de cursos

Russas Um impasse na doação das instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para o Ministério da Educação (MEC) pode comprometer a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), neste município. Um grupo de estudantes e ex-estudantes da instituição vem, desde o ano passado, lutando para a implantação de uma unidade em Russas.


Unidade do CVT na cidade, alvo de disputas entre estudantes e gestor FOTO: ELLEN FREITAS

Desde agosto do ano passado alunos e ex-alunos do IFCE vinham buscando levantar o interesse da gestão municipal e conseguir apoio parlamentar para a implantação de uma unidade do Instituto no município. O prefeito da época, Raimundo Cordeiro, confirmou o interesse em doar as instalações do CVT para sua federalização, segundo afirmam os estudantes.

O grupo também conseguiu apoio do deputado federal Ariosto Holanda, que viabilizou uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões para reforma e ampliação da atual estrutura, caso passe a ser uma unidade federalizada.

Após o pleito de 2012, o grupo procurou manter a doação do CVT junto ao prefeito eleito Weber Araújo. De acordo com os estudantes, o prefeito também demonstrou apoio em doar o CVT para o IFCE se instalar no município.

Em abril deste ano o Ministério da Educação, por meio da reitoria do IFCE, anunciou a expansão de três unidades de Educação Profissional (UEP´s) para as cidades de Russas, Santa Quitéria e Pentecostes. Os municípios, por sua vez, entrariam na contrapartida com a doação de uma estrutura já existente, para sua reforma e ampliação. A doação como contra partida consta em uma das diretrizes do MEC para expansão das unidades.

Os trâmites da doação do CVT já estavam bem encaminhados até que o governo de Russas recuou, diante da justificativa de que a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) necessitaria utilizar o CVT, temporariamente, para o início de alguns cursos, já que a entrega do campus avançado da UFC só acontecerá em 2015.

O município foi contemplado ano passado com um Campus Avançado da UFC que, atualmente, se encontra em processo licitatório para o início das obras.

No ofício, assinado pelo reitor Jesualdo Pereira Farias e encaminhado à Prefeitura de Russas no dia 17 de junho, o reitor solicita a utilização de uma sala com capacidade para 50 alunos, mais duas salas pequenas para apoio administrativo e laboratórios de Física, Química e Computação. O objetivo é iniciar os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, no período diurno, já em março de 2014. O documento ressalta que as atividades poderão ser desenvolvidas simultaneamente com outras do CVT.

De acordo com o prefeito Weber, diante da solicitação da reitoria da UFC, foi enviada uma nova proposta para a reitoria do IFCE, sendo esta de concessão de uso do CVT para o início de cursos do IFCE e a doação de um terreno para a construção de um campus. "O que estou tentando fazer é entrar num consenso com as partes para que todos possam utilizar o espaço até terem suas unidades próprias", afirma. Porém, os estudantes não consideram válidas as justificativas e temem perder a instalação da unidade no município.

"Nós queremos a doação porque é isso que o MEC está propondo agora, a federalização de estruturas já existentes. Santa Quitéria e Pentecostes já fizeram isso e Russas está querendo deixar para uma próxima oportunidade que ninguém sabe quando vai acontecer", ressalta uma das integrantes do movimento, Luanna Araújo.

A classe estudantil esta se mobilizando para reivindicar a doação. A principal ação é colher assinaturas de eleitores para ingressarem junto à Câmara Municipal, com uma lei de iniciativa popular, que determine a imediata doação das instalações do CVT para o MEC. Desta forma eles pretende pressionar o governo a não abrir mão do IFCE para o funcionamento temporário de cursos da UFC, podendo as duas instituições atuar em parceria.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do IFCE, houve sim uma mudança na proposta por parte da Prefeitura de Russas e que o reitor Virgílio Augusto Sales Araripe já levou a questão da construção da unidade no município ao MEC, que ficou de dar uma resposta em função da análise da disponibilidade orçamentária para esta ação.

Segundo o chefe de gabinete da reitoria da UFC, José Maria Andrade, a reitoria ainda não recebeu nenhuma resposta oficial da Prefeitura de Russas com relação ao ofício da instituição solicitando um espaço temporário para o início dos cursos. "Somente após recebermos oficialmente o posicionamento da Prefeitura é que a reitoria pode se pronunciar", afirmou.

O IFCE está presente em 23 municípios, ofertando cursos técnicos, superiores (tecnológico, bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação. Em abril deste ano o Ministério da Educação, por meio da reitoria do IFCE, anunciou a expansão.

ELLEN FREITAS
COLABORADORA
Copilado do Diário do Nordeste  


Nenhum comentário:

Postar um comentário