Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Oposição quer explicação da Caixa Econômica sobre o boato do fim do Bolsa Família

Representantes da oposição irão pedir amanhã que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, seja convocado para explicar no Senado "declarações falsas" do banco estatal sobre a forma como foram liberados os recursos do Bolsa Família neste mês.

No último fim de semana, boatos sobre o fim do programa e sobre um suposto bônus pelo Dia das Mães provocou pânico entre os beneficiários e uma corrida a agências da Caixa em 13 Estados.


Na segunda-feira (20), o vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, afirmara que o banco havia decidido liberar todos os benefícios -no valor total de R$ 2 bilhões- durante o final de semana para minimizar os efeitos do boato. No entanto, a Folha de S.Paulo revelou na edição do último sábado (25) que a Caixa liberou todos os benefícios na sexta-feira (17), véspera da disseminação do boato. A medida alterou, sem aviso prédio, o calendário de pagamento, que é escalonado e segue a ordem do último número do cartão do Bolsa Família.

Hoje, o senador Álvaro Dias, vice-líder do PSDB no Senado, afirmou que a oposição considera o caso "grave" e exige apuração imediata da "lambança". 

Um requerimento pedindo a convocação do presidente da Caixa deve ser apresentado nesta segunda à Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado."A Caixa deu declarações falsas, e é preciso fazer o enquadramento jurídico disso. Há suspeita de improbidade administrativa por parte dos gestores do programa. É preciso investigar também se eventualmente houve crime de falsidade ideológica", afirmou.

Já o líder do MD (Mobilização Democrática) na Câmara, deputado Rubens Bueno, disse que irá reunir assinaturas de outros congressistas para pedir formalmente a demissão de Jorge Hereda e José Urbano Duarte."Quando é que a presidente Dilma Rousseff vai demitir a diretoria da Caixa, que fez tamanha lambança?", disse o deputado.

Ontem, durante viagem à Etiópia, a presidente Dilma Rousseff disse que os boatos sobre o Bolsa Família vão obrigar o governo a aprimorar o sistema de fiscalização do benefício.

A presidente não quis comentar a investigação sobre a origem dos boatos, mas deu indicação de que não acredita que a razão tenha sido a mudança no cronograma de pagamentos, sem aviso, na véspera dos boatos.

Caixa  não comentará episódio

A Caixa disse hoje que não iria comentar a intenção da oposição de convocar seus dirigentes ao Senado.Em nota divulgada na sexta-feira (24), o banco afirmou que, em busca de "melhorias no Cadastro de Informações Sociais", optou por permitir o saque pelos beneficiários no dia 17 independente do calendário individual.Disse ainda que que tem interesse na apuração dos fatos e reafirmou que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação à origem dos boatos."A Caixa prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração", diz a nota.


Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário