Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Gestantes têm até o dia 10 de maio para receber a dose contra a gripe

As grávidas que ainda não se vacinaram contra a gripe terão mais tempo. Isso porque o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe até 10 de maio. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha reforça que a vacina é segura tanto para a mãe quanto para o bebê, além de garantir a máxima proteção contra a doença.

"É muito importante que a pessoa se vacine o mais rápido possível porque a vacina demora de dez a 15 dias para fazer o pico de efeito, ou seja, ter a proteção máxima contra a gripe, e depois essa proteção dura de dois meses a dois meses e meio. Ou seja, quanto mais cedo se vacinar, mais rápido estará protegido quando o inverno começar a ficar mais rigoroso a partir do mês de maio."

Além das gestantes, devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomenda que os municípios e estados aproveitem a prorrogação da campanha para reforçar as ações de prevenção.

"Alguns municípios e alguns estados já chegaram bem próximo a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, outros ainda não. Então essa definição da estratégia local, de como mobilizar nessas próximas duas semana a população, os grupos prioritários para se vacinarem vai ser de acordo com cada município, com cada estado. E nós estamos reforçando sim para aqueles municípios que estão com baixa cobertura, realizar momentos de mobilização, abrir o posto de saúde no sábado, realizar locais públicos de vacinação, como supermercados em shoppings centers para que o Brasil mais uma vez alcance a meta estabelecida para a vacinação contra a gripe."

Até o começo da tarde desta quinta-feira, quase 900 mil gestantes já tinham sido vacinadas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 31 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Reportagem, Amanda Mendes

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário