Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira


O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira,  dia 26 de abril. Para reforçar a data, o Ministério da Saúde faz um alerta sobre o alto percentual de hipertensos no Brasil:   22% da população adulta no país tem a doença. A hipertensão arterial  pode provocar o desenvolvimento de infarto e derrame. Para prevenir a doença, a diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que  a melhor receita é manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência.



"Que você possa cada vez mais ter a sua alimentação diversificada, a redução do sal dos alimentos, tanto no preparo quanto também na escolha dos alimentos industrializados, verificar sempre também a composição dos alimentos, sempre preferindo os alimentos com menor teor de sal, o estímulo à prática da atividade física regularmente, então 30 minutos de caminhada diariamente."

A servidora pública, Rominna Jácome, tem alguns hipertensos na família. Com medo de desenvolver a doença, ela conta que sempre evitou o consumo excessivo de sal.

"Tive bebê há pouco tempo, eu não tive pressão alta, eu acho que mesmo com questão hereditária da minha mãe, da minha irmã, que as duas tiveram pré-eclâmpsia, pressão alta e tudo, questão da hipertensão, e desenvolveram a hipertensão depois, eu acho que a minha base antes da gravidez, de ter toda essa alimentação, esse cuidado com o sódio, facilitou para que eu não desenvolvesse."

Reduzir o sódio nos alimentos está entre as recomendações do Governo Federal para prevenir e combater a hipertensão arterial.  No ano passado,  o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação fizeram um acordo para reduzir o sódio em vários produtos como temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. Outra iniciativa do Ministério da Saúde para combater a hipertensão arterial foi a criação do  programa Academias da Saúde. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de  espaços adequados para a prática de atividades físicas em todo o Brasil. Atualmente, 2.800 municípios já receberam investimentos para a construção das academias nas cidades. A meta é até 2014 implantar quatro mil unidades em todo o País.

Reportagem, Hortência Guedes

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário