Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Campi do IFCE terão mais autonomia


Portaria do MEC transforma 11 campi avançados em convencionais  

A autonomia dos 11 campi avançados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em breve, será uma realidade na instituição. A Portaria nº 330, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União (DOU), de 23 de abril de 2013, dispôs sobre a transformação dessas unidades em campi convencionais. A mudança representa mais autonomia administrativa e orçamentária para a execução de suas atividades.


Segundo o reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, a portaria do MEC foi um avanço. “A partir de agora, teremos de fazer nossa ‘lição de casa’. Vamos montar comissões para estabelecer o passo a passo da transformação dos campi avançados em campi convencionais na prática, incluindo providências como a descentralização do orçamento, a nomeação de ordenadores de despesas e a solicitação de mais vagas de professores e técnicos administrativos”, explica.

As unidades que passam a ser campi convencionais são as instaladas nos municípios de Aracati, Baturité, Camocim, Caucaia, Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. A mudança reforça o objetivo do IFCE que é ofertar uma educação inclusiva e de qualidade, com foco no desenvolvimento social e econômico das regiões onde está localizado.

Além das unidades avançadas, o IFCE dispõe de 12 campi convencionais, distribuídos nos municípios de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral. Até o próximo ano, a instituição ganhará mais seis campi, nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru, além de três unidades de educação profissional (UEPs), nas cidades de Pentecoste, Russas e Santa Quitéria.
Imagem: Fachada do campus de Caucaia (foto: arquivo)
Fonte: Deborah Susane e Ícaro Joathan - reitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário