Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Autoridades dos EUA investigam envolvimento de outros suspeitos no ataque à Maratona de Boston


O chefe da comissão de investigação da Câmara de Representantes dos EUA, Mike Rogers, disse durante uma entrevista ao programa "This Week", da ABC, que as autoridades do país investigam o envolvimento de outros suspeitos no duplo ataque à Maratona de Boston. "Há ainda pessoas nos EUA com as quais o FBI deseja conversar", afirmou o republicano Mike Rogers, antes de destacar a importância de colaborar com a inteligência russa.


Para Rogers, Tamerlan "claramente sofreu uma mudança" durante uma visita à Rússia, em 2012, tornando-se "radical". "Eu acho que eles [russos] possuem informações que seriam muito relevantes e que ainda não foram fornecidas", afirmou. Indagado, o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, não quis tecer comentários, limitando-se a dizer que a investigação se encontra em andamento.

Hoje a mídia revelou que um dos acusados, o tchetcheno Tamerlan Tsarnaeva, 26, foi flagrado em escutas telefônicas instaladas pelas autoridades russas conversando com a mãe, Zubeidat, a respeito de uma "jihad" (guerra santa pelo islã), em 2011. De acordo com a rede de TV CNN, a gravação foi entregue ao FBI (a polícia federal americana) há poucos dias, mas seu conteúdo foi descrito como "vago".

Nos últimos dias, foi revelado também que a mãe e Tamerlan estavam em uma lista de potenciais terroristas que é mantida pelo governo dos EUA, cerca de um ano e meio atrás. O FBI também havia interrogado mãe e filho, a pedido de Moscou, mas concluiu que não havia indícios de envolvimento com terrorismo.

Tamerlan e o irmão mais novo, Dzhokar Tsarnaev, 19, são acusados do atentado que deixou 3 mortos e 264 feridos durante a maratona de Boston, em 15 de abril. Os irmãos Tsarnaev, que viveram no Quirguistão e no Cáucaso russo, emigraram no início dos anos 2000 aos EUA com os pais, mas não romperam os vínculos com o Daguestão, de onde sua mãe é originária.

Tamerlan foi morto em um tiroteio com a polícia. Horas mais tarde, Dzhokar ficou gravemente ferido, antes de ser preso, nos subúrbios de Boston, após uma impressionante operação policial. O mais novo dos Tsarnaev foi transferido na última sexta-feira (26) a um centro médico penitenciário de Massachusetts.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário