Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

MOBILIZAÇÃO: Ministério da Saúde reforça assistência aos sobreviventes da tragédia em Santa Maria


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitou nesta  segunda –feira de manhã ajuda a hospitais brasileiros e estrangeiros para reforçarem a assistência aos queimados e intoxicados no incêndio da boate Kiss, no município gaúcho de Santa Maria. A medida foi anunciada pelo ministro em Porto Alegre, durante a visita ao Hospital Cristo Redentor do Grupo Hospitalar Conceição, onde estão os pacientes em estado mais grave que sobreviveram à tragédia deste domingo. De acordo com Alexandre Padilha, uma das preocupações do Governo Federal é garantir o estoque dos bancos de pele do Brasil:


"Já contactamos bancos de pele aqui no Brasil, bancos de pele de São Paulo, Pernambuco para transferência de tecido de pele, porque pode ser necessário para a condução dos cuidados com esses pacientes que são grandes queimados. Inclusive se for necessário nós vamos trazer banco de peles de outros países da America Latina."

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também fez um alerta para que os sobreviventes que inalaram fumaça na boate Kiss procurem imediatamente uma unidade de saúde:


" É um alerta que o Ministério da Saúde faz: é muito comum em situações como essa, o quadro de tosse, falta de ar. O que nós chamamos de pneumolite química se desenvolver depois do dia do acidente. É comum acontecer isso horas depois, mesmo a pessoa inicialmente não sentindo nenhum sintoma, um dois , três dias depois..Teremos que ter uma retaguarda de leitos de UTI aqui em Santa Maria. "

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda pediu o reforço da quantidade de equipamentos enviados ao Rio Grande do Sul. Foram encaminhados mais 30 respiradores e duas ambulâncias de UTI do SAMU. Também foram acionados dois centros de queimados de referência em Porto Alegre e a Unidade de Emergência do Grupo Hospital Conceição, além de leitos de UTI da região metropolitana da capital gaúcha, caso seja necessária a transferência de pacientes.

Débora Rocha

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário