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segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Publicidade fecha 2012 com saldo positivo


Bolo publicitário nacional deve fechar o ano em torno de R$ 30 bilhões: crescimento de 10% em relação a 2011.

A publicidade cearense aponta que 2012 não foi um ano ruim para o setor. A expectativa é que feche o período com um crescimento entre 10% e 15%. De acordo com levantamento realizado pelo Ibope, no primeiro semestre, os investimentos publicitários na praça de Fortaleza somaram R$ 1,116 bilhão.Eduardo Odécio, da Abap/CE, e Ana Celina Bueno, do Sinapro/CE, avaliam o mercado publicitário local: boas perspectivas para 2013.


 FOTO: LC MOREIRA


O incremento, de 24,41%, coloca a Capital como a primeira do Nordeste em números absolutos de recursos movimentados no período, ultrapassando Salvador (R$ 1,103 bilhão) e Recife (R$ 1,004 bilhão).

De acordo com Ana Celina Bueno, presidente do Sinapro/CE (Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará), o bolo publicitário nacional deve fechar o ano em torno de R$ 30 bilhões. Um crescimento de 10% sobre o ano anterior. "Se considerarmos o valor total investido pelo mercado como um todo nos veículos do Ceará através de suas redes vai chegar bem além disso. Considerando um crescimento do PIB menor do que 2%, pode-se afirmar que o ano foi bom", analisa.

Eventos esportivos

Ana Celina confia que 2013 será um ano de bons resultados. "Colocamos muita expectativa nos grandes eventos esportivos. Iniciaremos o ano com boas verbas públicas licitadas", acrescenta. O mercado privado, informa, está em fase de fechamento de planejamento e deve incrementar a verba para o próximo ano, obedecendo aos percentuais de aumento de faturamento de 2012.

A publicitária destaca que o crescimento e a qualidade do mercado de comunicação dependem de os clientes acreditarem na capacidade das agências, veículos, fornecedores e profissionais que atuam nesse mercado. "Por sua vez, nós, os profissionais, devemos nos manter atualizados e atuantes, buscando sempre o melhor, a máxima qualidade e o profissionalismo para fortalecer o mercado regional e evitar a evasão de grandes anunciantes para outros mercados. Temos conseguido isso, ano após ano. Acho que o desafio está em mantermos essa meta".

Seguindo a mesma linha de raciocínio de Ana Celina, o presidente da Abap/CE (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), Eduardo Odécio, comenta que as tendências apontam para um 2012 cheio de oportunidades. A Copa das Confederações vem aí e os investimentos públicos apontam para um crescimento. "A autoestima dos brasileiros e dos cearenses, em particular, está positiva. Tudo indica que vai ser um ano de boas chuvas no Estado".

Ao comentar a situação do mercado local, Odécio reflete que o anunciante precisa amadurecer mais e ver as agências como parceiros responsáveis com foco em resultados para seus clientes. "Hoje uma agência é muito mais que um balcão de anúncios. É uma fornecedora de inteligência estratégica a serviço dos seus clientes".

Foco

A partir do fim da década de 80 o mercado começou a sofrer grandes transformações devido à evolução do comportamento do consumidor. As empresas mudaram de foco no produto para o cliente. Segundo o presidente da Abap/CE, essa divisão alterou para representações mais complexas, com conceitos como branding. O consumidor passou a ser observado em aspectos como mobilidade, felicidade e identidade.

"Agências cearenses de primeira linha estão sempre sintonizadas com as informações mercadológicas globais, oferecendo inteligência estratégica antes da intermediação da venda de espaços dos veículos. O objetivo é alcançar a responsabilidade pelos resultados", afirma.


Copilado do Diário do Nordeste

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