Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Multidão no adeus de Dona Canô


Santo Amaro. O corpo de Dona Canô foi enterrado às 12h02 (horário de Brasília) de ontem no Cemitério Campo de Caridade, em Santo Amaro (a 67 km de Salvador). Ela morreu na terça-feira aos 105 anos, dez dias depois de sofrer uma isquemia.

Milhares de moradores acompanharam o sepultamento, que ocorreu logo após missa celebrada na Igreja da Nossa Senhora da PurificaçãoMilhares de moradores da cidade acompanharam o sepultamento, que ocorreu logo após missa celebrada na Igreja da Nossa Senhora da Purificação. Foi ali que a mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia comemorou seu último aniversário, em 16 de setembro.


O corpo foi aplaudido durante o trajeto de cerca de 20 minutos entre a igreja e o enterro. Bethânia, visivelmente uma das mais abatidas, segurou o caixão em todo o percurso.

Toda a família marcou presença, debaixo de sol quente no município em que ela era transcendeu o status de matriarca dos Velloso. "Aqui, Dona Canô não era a mãe de Caetano e Bethânia, mas eles que eram os filhos dela", disse o pedreiro José Santos, 42.

Políticos participaram das solenidades, como o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), cujo avô era um dos melhores amigos de Dona Canô.

No cemitério, o discurso improvisado foi feito por Clarindo Silva, dono da Cantina da Lua, um dos pontos mais tradicionais do Pelourinho.

"O sonho dela era ser enterrada aqui. E isso só foi possível graças ao quadro de melhora que ela teve no hospital", contou uma das filhas adotivas de Dona Canô, Irene Velloso.

Solidariedade

Muito emocionada, Mabel Velloso aproveitou para agradecer pelas orações direcionadas à família, enquanto a mãe esteve enferma. "O povo teve uma bondade e solidariedade conosco sem tamanho, nesses dias todos em que ela esteve lutando", afirmou Mabel. Os filhos mais famosos de Dona Canô, os cantores Caetano e Maria Bethânia não falaram com a imprensa.

Durante a madrugada de ontem, o corpo de Dona Canô foi velado na casa número 179, na Rua Viana Bandeira, em uma cerimônia reservada à família e amigos mais íntimos. 
FOTO: AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário