Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mascote da Copa de 2014 ganha música de cearenses


A letra, dos crateuenses Edmilson Providência e Ernesto Teixeira, já está fazendo sucesso entre o público infantil.

Crateús. "Se o Planeta se unir/A natureza vai ganhar/O Brasil parte na frente/e o lema é preservar/ Fauna, flora brasileira/ do sertão ao litoral/ no País do futebol/ samba e carnaval/ Rola bola tatu-bola/ Futebol minha paixão/ Rola bola tatu-bola/ Pra ser Hexacampeão". Esse é um trecho da música "Rola bola tatu-bola", dos crateuenses Edmilson Providência e Ernesto Teixeira, que já está fazendo sucesso entre o público infantil na cidade. Recentemente, no evento da Caravana da Música, que passou pelo município, a música foi tocada em várias oficinas e virou hit entre a criançada. 


A expectativa dos autores locais é que o hit, que também está em vídeo no you tube (http://www.youtube.com/watch?v=TPiHUtj7Lmk), conquiste os admiradores da ecologia e do futebol no mundo.As crianças já estão cantando a música do tatu-bola em Crateús. De acordo com os autores, isso mostra que a obra vai conquistar o Brasil e o mundo. O animal tem a habilidade de curvar sobre si, ficando no formato de uma bola.

Fotos: Silvania Claudino

"Estamos iniciando a mídia aqui pela cidade e iremos para a região, mas, pela aprovação da criançada, já vimos que vai pegar. É fácil de aprender e o público gostou do ritmo. A nossa expectativa é que a música se torne muito conhecida daqui para o maior evento mundial, que é a Copa e, assim, contribuir com a preservação da natureza", destaca Edmilson Providência.

Satisfação

A Associação Caatinga, Organização Não Governamental (ONG), que indicou o tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014 e mantém a Reserva Natural Serra das Almas, ficou satisfeita com a iniciativa dos crateuenses e apoia a iniciativa.

"Soubemos da proposta do Edmilson logo no início, quando ele estava construindo a letra e estamos apoiando. São artistas locais e, como o berço da mascote da Copa é aqui em Crateús, colaboramos com muita alegria. Ajudamos a registrar e iremos continuar apoiando, agora com a divulgação para se tornar popular. Já vi crianças cantando. O refrão é bem fácil. Na música, está contida a mensagem ambiental, que é o nosso objetivo", afirma Ewerton Torres, gerente da Reserva, em Crateús.

Conforme Edmilson, a letra e música estão devidamente registradas na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, graças justamente ao apoio da Associação Caatinga.

"Tivemos essa imensa colaboração da Associação, que se preocupou e articulou o registro", confirma Edmilson.

Termômetro

Para Ernesto Teixeira, a aprovação das crianças é o termômetro de que a música fará sucesso. "A criançada está cantando mesmo. Vai pegar. Até autógrafo o pessoal já está pedindo", conta o músico que, em parceria com Edmilson, já fez três músicas.

Este ano, inclusive, já foram finalistas do Festival do Cangaço, em Pernambuco com a música "O Cangaço".

Inspiração

Para esta canção, Ernesto conta que teve que madrugar em busca de inspiração. "O tema exige muita responsabilidade por tratar de ecologia e paixão pelo futebol e, além disso, tinha que definir o ritmo", conta. Após algumas análises e discussões entre eles, Edmilson e o intérprete Celso definiram seguir pelo caminho da música eletrônica, ao contrário do natural, que seria o ritmo regional.

"Pensamos, inicialmente, no regional, mas como o evento é universal optamos por uma linguagem universal de ritmos. O forró, nosso ritmo regional seria muito bom porque é a nossa linguagem, mas optamos por universalizar. Vamos falar para o mundo", completa.

A Associação lançou o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) como mascote por ser um animal que só existe no Brasil e que tem a habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola. Ganhou a simpatia da Fifa e do mundo. O bioma Caatinga é um dos habitats natural da espécie.

Paixão

A escolha do tatu-bola como mascote da Copa alia a paixão brasileira pelo futebol à preocupação com o meio ambiente. A ONG acredita que a espécie também exalta e divulga para o mundo algumas das qualidades do povo brasileiro, como a criatividade, a irreverência e o senso de humor.

A expectativa é de que, com a visibilidade que a espécie terá com o Mundial, haja a transferência de recursos para projetos e investimentos na valorização, conservação e uso sustentável do bioma Caatinga, em sua totalidade. A Associação informa que o tatu-bola corre risco de ser extinto em dez anos.

Mais Informações:
Edmilson Providência: (88) 9660.0201/Associação Caatinga: (88) 3691.8671/ Ver o vídeo: http://www.youtube.com/ watch?v=TPiHUtj7Lmk

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Reserva ajuda a preservar Caatinga

Crateús. Para chegar à Serra das Almas, o visitante percorre 50Km a partir da sede Crateús (distante 360km de Fortaleza). A Reserva é localizada neste município, na Vila de Tucuns e em Buriti dos Montes (PI), em uma área considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação do bioma Caatinga. Belíssimas paisagens e espécies da fauna e flora podem ser vistas do alto da Serra e nas trilhas dentro da Reserva.Centro Ecológico Samuel Johnson, na Reserva Natural Serra das Almas, onde a Associação Caatinga finalizou o estudo ambiental das microbacias. O local guarda uma riqueza tanto da flora quanto da fauna em mata conservada

O local possui uma biodiversidade muito grande, formada, principalmente, por répteis, anfíbios, mamíferos e aves. Abriga 193 espécies de aves, 42 tipos de mamíferos, 38 de répteis e 20 de anfíbios, além de 419 espécies de plantas. Vale a pena ir ao sertão e conhecer as belezas e riquezas do bioma Caatinga.

O espaço foi criado em 2000 pela Associação Caatinga, que recebeu doação da ONG internacional The Nature Conservancy. As terras integram uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) adquirida pelo norte-americano Samuel Johnson. A sede da reserva, no topo, possui centro ecológico de pesquisa e conservação e estrutura para hospedagem. O Centro Ecológico Samuel Johnson, na parte de baixo, tem estrutura para cursos de capacitação e visitas educativas. Foi a primeira Reserva criada pela entidade na região.

A Associação Caatinga, mantenedora da Reserva, desenvolve projetos de apoio à criação e à gestão de áreas protegidas, preservação de espécies em extinção, restauração florestal, educação ambiental e disseminação de tecnologias sustentáveis, bem como de visitações, como é o caso do Roteiro Integrado de Viagem, do projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga, aberto recentemente, em parceria com a TAM Linhas Aéreas.

"Procuramos desenvolver algo que atenda aqueles que gostariam de conhecer a Caatinga que - apesar de muitos terem outra ideia - não é feita apenas de seca, possui muitas riquezas tanto da flora quanto da fauna em uma mata conservada", explica o secretário executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro.

Ao entrar na Reserva, o visitante logo é surpreendido por diversas espécies de animais e aves, característicos do bioma. Muitas plantas verdes - mesmo na seca - e bem cuidadas chamam a atenção do visitante, que é orientado pelos guias a percorrer a Reserva em silêncio, necessário para não espantar e assustar as espécies nativas. Tatu-bola, onça parda, gato maracajá, pica-pau são espécies existentes no local, mas difíceis de serem vistas pelos visitantes ou moradores do entorno da Reserva, nos últimos anos.

Estão ameaçadas de extinção, bem como algumas plantas da Caatinga. Não mexer e não matar nenhum animalzinho, por menor que seja, é outra regra explicada pelos guias.

A vegetação da Reserva surpreende os visitantes, mesmo os que são nativos do sertão e da região. As plantas são de uma cor esverdeada diferente dos outros locais e algumas bem altas, compondo um belo cenário. Até o ar que se respira na Reserva é diferente do restante do sertão. As trilhas são excelentes opções de lazer, porque proporcionam um perfeito encontro com a natureza local.

Grandes árvores e alguns tipos de animais compõem o cenário, como formigas gigantes, que circulam tranquilamente na terra, sem incomodar os visitantes, chamando a atenção somente pelo tamanho. Juazeiros, xique-xique, gameleira e outras frondosas árvores começam a ser vistas pelos visitantes. No centro ecológico, muitos adquirem chapéus, camisetas e livros que falam do bioma Caatinga e da história da ONG. Quadros com fotos dos animais existentes na Reserva chamam a atenção dos grupos de visitantes.

Espécies

193 espécies de aves, 42 tipos de mamíferos, 38 de répteis e 20 de anfíbios, além de 419 espécies de plantas. Este é o acervo da Reserva Serra das Almas

Mais Informações:
Associação Caatinga
Rua Cláudio Manoel Dias Leite, 50 Guararapes - Fortaleza
Telefone: (88) 3241.0759/ http://www.acaatinga.org.br 
Copilado do Diário do Nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário