Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Taxa de infecção pelo vírus caiu mais de 50% em 25 países, segundo ONU


A taxa de novas infecções pelo vírus do HIV caiu mais de 50 por cento entre adultos de 15 a 49 anos de idade em 25 países. Os dados foram analisados no período de 2001 a 2011 e fazem parte do Relatório Global do Programa de Combate à Aids da ONU, Organização das Nações Unidas. 
No Brasil, a taxa de novos casos se mantém estável. Em 2011, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, a taxa foi de 20 novos casos para cada 100 mil habitantes. O levantamento da ONU apontou ainda que cerca de 34 milhões de pessoas viviam com HIV até 2011. 


No mesmo ano, foram diagnosticados dois milhões e meio de novos casos, o que representou 20 por cento a menos do que em 2001. Já em relação ao número de mortes, o relatório mostrou que mais de um milhão e meio de pessoas morreram por causa do HIV nos 25 países. Para o coordenador da UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer, a estabilidade no número de novos casos no Brasil se deve principalmente a implantação do exame de rotina CD4. 

O exame verifica a situação do sistema de defesa do paciente e o número da carga viral da doença. O resultado ideal do exame é que o paciente esteja com imunidade alta e carga viral baixa, o que facilita o tratamento da doença.

"O Brasil também adotou recentemente uma politica que o UNAIDS considera corajosa e realmente avançada no ponto de vista do diagnóstico e tratamento. À medida que o Brasil adotou o CD4 500 como o limite para iniciar a terapia. Isso significa que o Brasil está ampliando a sua capacidade não só de mobilizar para diagnóstico, como também de cobrir o tratamento e transformar isso em uma proteção coletiva. Porque à medida que o paciente inicia o tratamento mais precoce ele cria uma proteção assim mesmo do ponto de vista da qualidade de vida e reduz em 95 por cento a chance de transmissão".

De acordo com Relatório Global do Programa de Combate à Aids da ONU, as novas combinações de medicamentos que evitam a contaminação pelo HIV e reduzem as mortes são as principais explicações para os avanços observados no relatório.  O coordenador da UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer, falou ainda que a cobertura dos pacientes no Brasil hoje está próxima de 80 por cento, e que isso significa efetivamente que o Brasil está próximo de alcançar a cobertura universal.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário