Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ministério da Saúde premia 867 Equipes de Atenção Básica no estado


As Equipes de Atenção Básica serão premiadas pela primeira vez pelo alto padrão de qualidade no atendimento à população que busca o serviço público de saúde. A medida faz parte do PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Até o momento, mais de 15 mil equipes foram avaliadas em mais de três mil municípios brasileiros. 


O programa tem como objetivo estimular a qualidade na assistência básica de saúde. De novembro de 2011 até o mês de setembro deste ano o Ministério da Saúde já investiu 534 milhões de reais no PMAQ. Só neste mês, já foram destinados quase 75 milhões de reais referentes ao mês de outubro. 

No estado do Ceará, 867 equipes foram premiadas e vão receber mais de cinco milhões de reais. Até o momento o estado do Ceará já recebeu 34 milhões e seiscentos mil reais do Ministério da Saúde. Ao todo, 170 municípios cearenses serão beneficiados com a premiação. Foram avaliados quesitos como: atendimento ao pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e atenção à saúde do idoso. Para o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, a premiação das equipes tem uma relação direta com a melhoria do atendimento à população.

"Os dados que são levantados e todos os padrões que foram estabelecidos e não é uma coisa que ainda vai acontecer, as equipes foram avaliadas em função do que já está acontecendo. Todos eles tem uma relação direta com a melhoria do atendimento do cidadão. Melhora reduzindo o tempo de espera, disponibilizando medicamentos, disponibilizando exames e tendo um atendimento com mais qualidade para cuidar das pessoas que procuram as unidades básicas de saúde".

Atualmente, cada Equipe de Saúde Básica, recebe do Ministério da Saúde, de sete a aproximadamente onze mil reais por mês. O valor repassado é de acordo com os critérios socioeconômicos e demográficos. Essas equipes são compostas de médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliar de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde também está investindo na qualidade das UBS, Unidades Básicas de Saúde. 

No estado do Ceará, 268 unidades estão em construção. Trezentas e dezessete unidades estão sendo ampliadas e 381 reformadas. No total,  o estado possui 1.986 unidades em funcionamento.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário