Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Iodo é indispensável para o funcionamento do organismo


Essencial para o homem, o iodo atua na produção de hormônios para a tireoide, glândula que atua no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia, como o metabolismo. O nutriente é muito importante para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins e ovários. 

Atento a importância desse nutriente, o Ministério da Saúde investe em várias frentes para melhorar a qualidade de vida da população. 


Uma delas é seguir o padrão universal, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de quantidade de iodo adicionado ao sal de cozinha. A medida garante que toda a população tenha acesso ao nutriente. O coordenador substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica o que acontece se houver falta ou excesso de iodo no organismo.

"A falta pode gerar problemas desde retardo mental, surdo-mudez, anomalias congênitas, tendo em vista principalmente a questão da falta de iodo na dieta da gestante, então as implicações que isso vai ter para a criança. Mas nos níveis de consumo já com as crianças e adultos é o próprio bócio, que pela falta de iodo causa inchamento da glândula tireoide e vários problemas de saúde em decorrência disso. 

O excesso de iodo também tem evidência que também tem relação com outros distúrbios da tireoide, por isso mesmo tem que trabalhar em faixas que evitem os riscos de deficiência e também evitando os riscos pelo excesso."

 O iodo é encontrado em quantidades diferentes nos alimentos e não água de beber. Mas, os alimentos mais ricos no nutriente são  os de origem marinha, como peixes, ostras, moluscos e outros mariscos. O leite e seus derivados também contêm quantidade importante de iodo, como em alguns legumes e frutas.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário