Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer‏


O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado nesta terça-feira, dia 27 de novembro, foi criado em 1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento da doença. Além disso, a data traz um alerta sobre prevenção ao câncer, doença que já representa a segunda causa de morte no País. Para mudar esse cenário, o Ministério da Saúde vem investindo em ações e programas na luta contra a doença. Uma delas é o programa de Mamografia Móvel que tem como objetivo ampliar ainda mais a assistência de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no País. Os mamógrafos móveis conseguem atingir mulheres que moram nas regiões mais carentes, por meio de unidades terrestres e fluviais, como carretas e barcos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca os avanços obtidos com o programa.


"O principal dado que nós podemos mostrar é que o esforço do Ministério da Saúde buscando a cooperação com os estados e municípios, gerou um aumento de 41 por cento no número de mamografias realizadas pelas mulheres brasileiras na faixa etária recomendada no primeiro semestre desse ano comparado com o primeiro semestre do ano passado. Nós estamos garantindo um avanço importante, mas nós precisamos avançar muito para reduzir a brutal desigualdade que existe ainda no acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer no Brasil".

Complementando as ações de combate ao câncer, a presidenta, Dilma Rousseff sancionou na semana passada a lei que fixa o prazo de até 60 dias para o tratamento de câncer maligno pelo SUS. O prazo vale a partir do diagnóstico da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados deverão elaborar planos regionais para atender melhor a população.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário