Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

INFLUENZA: doentes crônicos também serão vacinados


O Ministério da Saúde vai ampliar o grupo de pessoas que precisam tomar a vacina contra a influenza. Na campanha de vacinação do ano que vem, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis deverão tomar a vacina. Com isso, elas serão vacinadas de graça em qualquer uma das 35 mil salas de vacina do Sistema Único de Saúde. 


A expectativa é que cerca de seis milhões de pessoas em todo o país sejam incluídas na campanha de vacinação contra a gripe em 2013. O objetivo é proteger os grupos de pessoas mais vulneráveis, reduzindo os casos graves e mortes. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, isso vai permitir que os profissionais de saúde avaliem, com mais precisão, em quais casos e condições a vacina é indicada:
  
"Está bem detalhado para possibilitar esse movimento que a gente quer que é a descentralização porque, se a gente descentralizar sem esse detalhamento numa  unidade de saúde, num posto de saúde, o profissional de saúde pode ficar em dúvida se aquela pessoa se enquadra ou não se enquadra, então essa lista vai ser bem detalhada dizendo o CID direitinho, então agora a oferta vai está mais facilitada digamos assim, bem mais facilitada."   

O Ministério da Saúde segue recomendação da OMS, Organização Mundial de Saúde, ao colocar como grupo prioritário, idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde, indígenas, presos e portadores de determinadas doenças crônicas. A lista com indicação dos casos em que a vacina é recomendada está disponível no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.


Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário