Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

REMÉDIOS: SUS vai oferecer medicamentos contra doença pulmonar no SUS


O Sistema Único de Saúde vai oferecer seis medicamentos para tratar quem sofre com a Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva. A doença ataca os pulmões e atinge, principalmente, ex-fumantes. Os hospitais e postos de saúde do SUS têm até 180 dias para começar a distribuir de graça os medicamentos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica qual é a intenção do Ministério com a medida.


"Com esses remédios de graça, a expectativa é que as pessoas possam ter um acesso mais fácil aos medicamentos e com isso, reduzir as internações, melhorar a sua qualidade de vida e evitarmos mortes por esses tipos de doenças. 

A partir dessa decisão, a recomendação passa a ser feita para os estados e municípios, inclusive, alguns desses medicamentos como a beclometasona, como o sabutamol, podem ser oferecidos de graça na farmácia popular também, além dos outros que são nas unidades de saúde dos estados e municípios."

A Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva é formada pela junção da enfisema pulmonar e da bronquite crônica e é uma das principais causas de morte no Brasil. Diretamente relacionada com o fumo, a doença atinge 15 por cento da população brasileira com mais de 40 anos de idade. Para o pneumologista do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Renato Gutierres, a melhor forma de evitar ou combater a doença é não fumar. Ele explica quais são os sintomas da doença.

"Os sintomas principais são da bronquite crônica, a tosse a produção de catarro, e do enfisema a falta de ar principalmente para a realização de qualquer tipo de estágio física. Em um estágio inicial, esses sintomas são brandos, mas quando a doença está bem avançada, por exemplo, com relação a falta de ar, tem muitas pessoas que ficam quase completamente inválidas. E muitos deles, no estágio final da doença precisam usar oxigênio o tempo todo. Este é um dos principais flagelos da saúde pública, e a doença pulmonar vem aumentando. É a doença cuja mortalidade mais cresce no Brasil e em outros países."

No Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas têm a Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva. Em 2011, foram quase 117 mil internações por DPOC no Brasil, que custaram ao Ministério da Saúde mais de 87 milhões de reais. Em cinco anos, o número de mortes pela doença cresceu 12 por cento, passando de quase 34 mil em 2005, para quase 38 mil mortes em 2010.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário