Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

DIA DO RÁDIO: Aniversário do criador da primeira rádio brasileira inspira data comemorativa


"No começo de 1923, desmontava-se a estação do corcovado e a da praia vermelha ia seguir o mesmo destino. O Brasil ia ficar sem rádio. Era presidente o nosso querido mestre, Henrique Morize e eu era secretário. E foi assim que nasceu a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro a 20 de abril de 23."   
 
Esse é o depoimento de Roquete Pinto, criador da primeira emissora de rádio do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. E para homenagear essa iniciativa que mudou a vida de milhões de brasileiros, o dia do rádio é comemorado no Brasil no dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto.


Mas a primeira transmissão nacional aconteceu no dia sete de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência, no Rio de Janeiro. O então presidente da república, Epitácio Pessoa, foi ouvido por moradores de Niterói, Petrópolis e São Paulo. Depois disso, o rádio não parou de se desenvolver e acabou se tornando o maior meio de comunicação do País. Segundo a mestre em comunicação, Ana Pimenta, mesmo com a invasão das novas tecnologias, o meio de comunicação ainda faz parte da vida de muitas pessoas.

"O rádio tem uma capacidade incrível de troca, de participação, de interação. Muito antes da internet, o rádio já permitia isso aos ouvintes, à população em geral. Sempre foi um instrumento de participação social. O rádio é uma ferramenta de comunicação apaixonante."
Para o ex-ator de rádio novelas e professor de radiojornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, José Mario Austregésilo, a paixão pelo rádio vem de família.

"Eu sou filho de radialista, meu pai foi um dos primeiros novelistas da rádio Clube de Pernambuco, escrevia e dirigia novelas, era humorista, trabalhou inclusive para o Chico Anísio aqui em Recife, como meu pai era novelista eu pedi ao meu pai para trabalhar em novelas e ele me levou pro rádio. O curioso é que a pessoa que me entrevistou para ser radio ator foi Lúcio Mauro, e foi um encontro muito feliz. Então o rádio foi a grande escola da minha vida."
O rádio teve que passar por modernizações com o tempo, principalmente com a chegada da TV. A programação foi se moldando às culturas de cada década, como enfatiza Walter Lima - jornalista e radialista há mais de 30 anos.

"Até a década de 80, programa de sucesso de rádio era programa que tinha música, programa que tinha horóscopo, programa que entretinha portanto a doméstica, a dona de casa. Um programa sem nenhum programa formativo, noticioso. Foi quando então essa nova proposta me chegou de fazer o programa Revista Nacional, um programa que abrande os assuntos de cidades, os assuntos nacionais, os assuntos de política, os assuntos de economia, assuntos internacionais, enfim, o que rolar."

O rádio foi inventado e patenteado pelo Italiano Guglielmo Marconi em 1899. Mas no Brasil, o padre e engenheiro gaúcho, Roberto Landell de Moura já havia realizado experimentos de transmissão de voz e sinais de rádio sem fio, em 1893, patenteando o veículo só em 1904.

 Rodrigo Nunes
Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário