Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Vacinação contra a hepatite B é intensificada


O Dia Mundial de Combate às Hepatites foi celebrado ontem e, no sentido de reforçar a importância do combate à doença, a Secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde, intensificou a divulgação da vacinação contra a hepatite B. 

O objetivo é atingir a meta de 95% de cobertura no Ceará, obtendo adesão dos jovens e adolescentes. A vacina faz parte da rotina de imunização e está disponível em todas as unidades básicas de saúde e postos de vacinação.


Com baixas coberturas vacinais, o maior alerta fica para a população de 20 a 24 anos, que em 2010, no Ceará, apresentou cobertura de 9,3%, com o total de 72.365 doses aplicadas, e 10,7% em 2011, com 79.665 aplicações. 

São necessárias três doses para completar a imunização. A Sesa aproveitou a campanha de vacinação contra a gripe, entre os meses de maio e junho, para a aplicação da primeira dose, assim também como se utilizou da campanha contra a pólio, em junho e julho, para a aplicação da segunda dose.

Mesmo que não tenham tomado nenhuma dose da vacina, as pessoas com idade até 29 anos devem comparecer ao posto de saúde com cartão de vacinação atualizado para se imunizar contra a hepatite B. 

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão o cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, peles e olhos amarelados.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário