Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Taxa de juros de crédito para pessoa física chega ao piso histórico


BRASÍLIA - A taxa de juros média cobrada pelos bancos em crédito às pessoas físicas caiu para o menor patamar da história. De acordo com o Banco Central (BC), a media chegou a 36,5% ao ano, em junho, depois de uma queda de 2,3 ponto percentual: é o menor nível desde quando a autarquia começou a registrar os dados em 1994.

A taxa de juros média recuou 1,8 ponto percentual, para 31,1% no mês passado. Para pessoas jurídicas, a queda foi de 1,2 ponto percentual no mês passado e chegou a 23,8% ao ano, informou o BC.


A inadimplência das famílias voltou a cair. Passou de 7,9% para 7,8%. O chefe do departamento econômico do BC, Túlio Maciel, afirmou que um dos índices que eram mais preocupantes para o BC deu uma trégua. O nível de calote em financiamentos de veículos voltou a cair. Passou de 6,1% para 6% em junho. Foi o primeiro recuo da inadimplência de veículos desde dezembro de 2010.

- A queda das taxas de juros ajuda a diminuir a inadimplência - afirmou Maciel que espera que a inadimplência geral entre em uma trajetória de queda, mas não descarta algumas oscilações até algumas altas daqui para a frente.

A inadimplência total nas operações de crédito ficou em 5,8% no mês passado, menor do que em maio, quando ficou em 5,9%, de acordo com dados revisados do BC. Esse é o primeiro recuo desde março.

O BC divulgou também que o crédito total disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil subiu 1,5% em junho, chegando a 50,6% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 2,167 trilhões. A média diária de concessões de crédito cresceu 6% em junho ante maio.

Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário