Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Delícias de camarão no litoral Leste do CE


O prato Coquetel de Camarão com Maçãs Verdes foi o vencedor da edição 2011 do festival na praia de Quixaba, que promete mais delícias este ano.

Famosa por suas falésias brancas, o povo hospitaleiro e também pelo seu famoso arroz de camarão, a praia da Quixaba, no litoral Leste do Ceará, aquece o turismo e a economia no período de férias com o Festival do Camarão. Em sua terceira edição, o evento acontecerá a partir de amanhã e se prolongará até o próximo domingo.


Na ocasião, cozinheiras e chefs de cozinha da própria comunidade criarão diversos pratos à base de camarão para degustação por parte dos visitantes. No ano passado, o prato vencedor do festival foi Coquetel de Camarão com Maças Verdes. Mais uma vez, uma comissão julgadora degustará e elegerá os dois melhores pratos (1º e 2º lugares) preparados com o produto principal da festa.

O concurso terá início por volta das 20 horas do dia 28. As equipes participantes se apresentarão na praça principal de Quixaba. Cada equipe contará com uma tenda, mesas, cadeiras, banner, folders informativos e faixas dos patrocinadores.

Cerca de 90% das famílias da vila de Quixaba, em Aracati, vivem da pesca e da venda do camarão, que prolifera nas águas do lugar. O festival visa, justamente, difundir a principal atração da praia. Além disso, ajuda a promover a cultura local. A programação inclui apresentações artísticas de jovens da comunidade. O evento tem o apoio do Sistema Verdes Mares, Prefeitura de Aracati, Banco do Nordeste, Sebrae/CE e Compescal.

Outras atividades

O Festival do Camarão também tem gerado iniciativas de arte-educação para a juventude local, como aulas de dança, teatro e kung fu. De acordo com a organizadora do evento, Jacqueline Gomes, até a autoestima da comunidade melhorou, graças à visibilidade proporcionada pelo festival. Ela destaca que o evento gera renda e divulga o que Quixaba tem de melhor.

A abertura do evento ocorrerá amanhã, a partir das 19 horas, com apresentação do grupo de dança Quixaba Viva, seguida de apresentação do grupo teatral de Quixaba, com a peça "Vida de lavadeira". A programação prosseguirá com show da banda Luma, concurso de miss e mister da praia de Quixaba e show da banda de axé Louca Mania.

No sábado, além do concurso gastronômico, ocorrerá dia de lazer na criançada à beira-mar, roda de samba e pagode, apresentação de artes marciais e shows das bandas Forró Cangaço, Semear e Larga. No domingo (29), haverá apresentação do Som da Vila, exposição de bonecos do artista Hélio Santos e exposição de motos, além da Corrida da Catraia, forró pé de serra com a banda Semear e som eletrônico com o DJ Matheus. A expectativa é de pleno sucesso do evento, com grande público presente e, consequentemente, pousadas lotadas e barraqueiros e pequenos empresários da localidade satisfeitos pela venda de todo o seu estoque.

Mais informações:

III Festival do Camarão
Praia de Quixaba, Aracati-CE
Contatos: (85) 9626.8665 e/ou 8739.4013 (Jacqueline Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário