Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Conheça Canoa Quebrada-CE antes que acabe


Pelo menos é o título da matéria publicada Sábado, 28 de Julho de 2012 - 17h10 ( Atualizado em 28/07/2012 - 19h19 pelo Jornal A CIDADE Editorias \ Caderno C Ribeirão Preto, 29 de Julho de 2012. O ponto positivo é que esse olhar crítico não partiu de nenhum jornal ou blog cearense, senão... Já viu o tamanho da confusão!
TURISMO DESENFREADO ESTÁ PONDO EM RISCO O FUTURO DO GRANDE PARAÍSO HIPPIE DOS ANOS 70

José Manuel Lourenço Alguns pontos turísticos de Canoa Quebrada, na costa leste do Ceará;
Você já foi à Canoa Quebrada? Então vá, antes que acabe. O paraíso hippie dos anos 70, localizado na costa leste do Ceará a 167 km de Fortaleza continua lindo, mas cada vez mais invadido pela especulação imobiliária e pelo turismo descontrolado.  Todos anos, cerca de entre 180 mil e 200 mil turistas chegam ao pequeno vilarejo de cerca de quatro mil habitantes, ansiosos usufruir do que ainda resta de beleza natural. A consequência dessa invasão é a ocupação desordenada das dunas por empreendimentos imobiliários e pelos mais de duzentos passeios diários de buguinhos, invasão da faixa de praia por restaurantes, barracas, bares e pousadas, em um gigantesco processo de genocídio de praias, dunas e falésias.
"É uma verdadeira anarquia. Cada um faz o que quer, não há fiscalização da Prefeitura ou da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e o turismo municipal é só blá-blá-blá", conta o empresário e dono de uma pousada Giuseppe Fatuzzo, de 71 anos, quarenta deles em Canoa Quebrada. Integrante da Associação de Pousadas e Hotéis local, ele atribui parte dos problemas atuais do pequeno vilarejo de quatro mil habitantes à inércia do poder público municipal. "Para se ter uma ideia, a limpeza das praias às segundas-feiras é feita pelos donos de barracas, porque a Prefeitura não tem competência para o fazer", conta.
Desde 1998, Canoa Quebrada faz parte da Área de Proteção Ambiental do mesmo nome, que regula a intervenção humana em dunas, praias e falésias. Na tarde de sexta-feira, o jornal tentou entrar em contato com a Prefeitura de Aracati, município ao qual pertence Canoa Quebrada, mas ninguém atendeu às ligações.
FONTE: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/caderno-c/2012/07/28/conheca-canoa-quebrada-ce-antes-que-acabe.html


Copilado do Blogaracatiemfoco do Sandro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário