Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

DESTINO REFERÊNCIA: Canoa recebe capacitação sobre gestão dos negócios


A iniciativa da Asdecq conta com a parceria técnica do Sebrae e o apoio financeiro do Banco do Nordeste.
O Sebrae no Ceará começou a executar, em Canoa Quebrada, no litoral Leste do Ceará, uma série de capacitações com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos negócios turísticos do destino e os serviços oferecidos aos turistas no local. Os treinamentos fazem parte de um projeto da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), que tomou a iniciativa de fazer do lugar um destino profissional, com excelência nos serviços.
O Banco do Nordeste também apoia o projeto, financiando as capacitações.
O primeiro curso, sobre Desenvolvimento de Equipe, foi ministrado no auditório da Asdecq, de 18 a 22 deste mês, e contou com a participação de 170 empresários, gerentes e colaboradores de diversas empresas do lugar. Nesta semana, está sendo ministrado o curso "Desenvolvimento de Equipe". Na avaliação do presidente da Asdecq, Ruy Oliveira, a participação do empresariado local está sendo excelente.
"Ao pensar nesse projeto, o nosso grande desafio era a mobilização. Já tinham sido realizados outros cursos anteriormente. Mas, a participação ficava abaixo do esperado. Dessa vez, estão faltando vagas. Atribuo esse sucesso a uma pesquisa feita antes da realização do curso para saber dos empresários as reais necessidades de capacita-ção. A partir das informações colhidas, pudemos focar no que de fato era preciso melhorar", afirma o presidente da Asdecq.
De acordo com Ruy, a ideia do ciclo de capacitações, que vai até agosto próximo, surgiu da necessidade de aprofundamento e complementação das capa-citações que já foram executadas no destino. "Fizemos um levantamento junto aos empresários e constatamos que havia essa demanda", explica. De acordo com Ruy, a meta é beneficiar 70% das empresas de Canoa Quebrada, o que representa um total de 245 empreendimentos.
"A grande vantagem desses cursos é poder integrar empresários e funcionários de forma a promover uma maior comunicação entre as duas pontas do negócio. Os dois juntos, trabalhando na mesma linha, têm muito mais chances de conseguir o sucesso", opina.
Competitividade
A analista do escritório regional do Litoral Leste do Sebrae no Ceará, Mônica Sabino, reitera que o objetivo é promover a constante melhoria de produtos e serviços oferecidos e a competitividade das empresas, não só de Canoa Quebrada, mas de todo o município de Aracati, beneficiando, também, as praias de Majorlândia e Quixaba.
Por meio da parceria, serão capacitados empresários e colaboradores de empreendimentos turísticos dos segmentos de hospedagem, alimentação, agências de viagem e serviços de transporte do município, com foco no aprimoramento de habilidades gerenciais e tecnológicas (melhoria dos processos produtivos e inovação), levando em conta as atividades de cada segmento.

As capacitações vão girar em torno de temas como gerenciamento, planejamento e controle financeiros; gestão de equipes; atendimento; liderança; técnicas de negociação e comercialização; marketing; mercado e associativismo. Além disso, haverá a realização de capacitações tecnológi-cas voltadas para higiene e manipulação de alimentos, boas práticas de fabricação de alimentos, gastronomia local, organização produtiva e layout.
A última etapa é a realização de uma pesquisa de satisfação junto aos clientes dos empreendimentos envolvidos, para avaliação do projeto.
Compilado do Caderno Turismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário