Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Centro de Eventos é inaugurado com passarela improvisada no CE


Projeto original previa passagem para pedestres, mas apenas túneis para veículos foram construídos. Público de 25 mil pessoas é esperado para show da cantora Jennifer Lopez
Ceará -  O novo Centro de Eventos do Ceará será inaugurado na noite deste sábado, em Fortaleza, com quatro novos túneis para acesso de veículos, mas a passagem para pedestres no local é uma passarela improvisada.

Com a presença dos novos túneis, os semáforos antes instalados em duas esquinas nas proximidades do prédio, na avenida Washington Soares, Zona Sul da cidade, foram retirados para dar fluidez ao trânsito. Com isso, as faixas para pedestres próximas às esquinas ficaram obsoletas.
Em maio deste ano, quando o Ministério Público do Ceará identificou o problema, o secretário de Turismo no Ceará, Bismarck Maia, justificou a ausência do equipamento dizendo que o público para o qual o centro de eventos é voltado “não pega ônibus de linha” e nem “anda a pé”.
O evento de estreia do novo espaço é o festival de música que tem a cantora Jennifer Lopez como principal atração. Um público de 25 mil pessoas é aguardado pela organização para o show da estrela americana.
Diante da nova distribuição do tráfego, os pedestres ficaram sem uma opção segura para atravessar a rodovia onde o centro de eventos está localizado. A solução encontrada para o evento de estreia foi instalar uma passarela provisória.
Tido como o segundo maior de toda América Latina, o Centro de Eventos do Ceará tem 173 mil m² de área construída em um terreno de 17 hectares e possui capacidade para receber 30 mil pessoas de uma só vez.
Orçada em aproximadamente R$ 480 milhões, a obra foi iniciada em agosto de 2009 e deveria ter sido concluída há 11 meses. Segundo a Secretaria de Turismo do Ceará, no projeto inicial estava prevista a instalação de uma passarela para pedestres. Contudo, no decorrer da construção, a ideia foi abandonada.
Partindo do princípio da exclusão de pedestres, os quatro túneis para o acesso de veículos e as 3.225 vagas de estacionamento dariam conta da demanda.
Contudo, os promotores de Justiça do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran) não foram convencidos pelos argumentos e deram um prazo de 60 dias para o governo do Estado abrir uma licitação e construir a passarela, sob pena de a obra ser embargada. Esse prazo se expira apenas em meados de agosto.
As informações são do repórter Daniel Aderaldo, do IG
compilado de http://odia.ig.com.br
Estrutura provisória foi armada em frente ao centro para garantir a passagem dos pedestres | Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário