Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Anúncio de montadora pode sair em até 60 dias


Cid Gomes negocia a vinda de indústria automobilística para o Estado, que poderá ser a maior do País
Entre 30 e 60 dias o Ceará finalmente poderá saber se vai ganhar, de fato, uma montadora de veículos. Caso se confirme, será a maior planta de uma empresa do ramo no Brasil, com capacidade para produzir entre 350 mil e 400 mil unidades por ano. A informação é do secretário estadual da Fazenda Mauro Benevides Filho, ao afirmar que o governador Cid Gomes está em negociação para trazer um empreendimento de grande porte do setor automobilístico para o Estado.

O secretário, que participou, na manhã de ontem do Programa Narcélio Lima Verde, transmitido pela Assembleia FM, não quis adiantar, entretanto, a nacionalidade da empresa e nem quanto deverá ser investido no Ceará, caso o projeto venha aqui se instalar.
Concorrência
"Não posso dizer o nome da montadora por conta do processo de concorrência que é muito grande entre os estados no Brasil. O que posso afirmar é que esse processo estava adiantado com outros dois estados, mas com o trabalho forte do governador Cid Gomes em ir lá conversar, inclusive, estive com ele em determinado país conversando com o presidente e o vice-presidente dessa empresa, que tem aqui no Brasil, estamos adiantados", declarou Mauro Filho.
Nesse sentido, ele informou que também esteve reunido, na última quarta-feira, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; assim como o governador já manteve conversa com a presidente Dilma Rousseff, sobre a questão.
"Nós vamos usar toda a nossa capacidade para trazer essa montadora para o Ceará. Obviamente que, apesar do aspecto técnico, da melhor proposta, há uma pressão política, inclusive de privilégio junto ao governo federal para cada um levar o empreendimento para o seu estado. Mas nós estamos atentos. Contamos também com a ajuda do ex-ministro Ciro Gomes", destacou Mauro Filho.
Impacto econômico
Conforme disse, a vinda de uma montadora para o Estado irá complementar uma cadeia, que já começou com a siderúrgica e com a refinaria. "E não estou falando da montadora em si, mas das 17 indústria de autopeças que virão agregadas a ela, o que significa, portanto, um impacto muito forte sobre a renda o emprego e também um impacto tecnológico importante para a economia cearense", enfatizou Mauro Filho.

Maior pressão
O esforço para a atração de uma montadora de veículos para o Ceará se torna mais intenso depois que, na semana passada, o estado vizinho, Pernambuco, partiu mais uma vez na frente ao garantir outra indústria do setor. Depois de atrair uma unidade da Fiat orçada em R$ 3 bilhões a seu território, Pernambuco agora ganha nova montadora de veículos.
Após visita à China, na semana anterior ao anúncio, o governador Eduardo Campos confirmou que a fábrica de caminhões Shacman irá para o Município de Caruaru.
A conquista acirra ainda mais a disputa pelo desenvolvimento da indústria automobilística no Nordeste, uma das principais buscas do governador cearense, Cid Gomes, desde o início de seu primeiro mandato.
ANCHIETA DANTAS JR.
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário