Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Ipece divulga segunda-feira (30) novos estudos em comemoração ao Dia do Trabalho


O Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece) vai lançar segunda-feira (30), às 10 horas, cinco novos Enfoques Econômicos: “Evolução da Renda Média do Trabalho no Ceará”; “Desempenho do Emprego Formal em Fortaleza”; “A Contribuição dos Rendimentos do Trabalho na Redução da Desigualdade de Renda”; “A Importância da Renda do Trabalho na Composição da Renda dos Domicílios” e “Evolução de Indicadores Selecionados do Mercado de Trabalho por meio da Rais/Caged”.
Também vai ser divulgado o Ipece/Informe (nº 32), que tem o título “Perfil do Trabalho, Rendimento e Ocupações com Ênfase na Economia Cearense”.
A divulgação dos novos estudos é uma forma do Ipece marcar as comemorações pelo Dia do Trabalho, que transcorre na terça-feira (1º), de acordo com o diretor do Instituto, professor Flávio Ataliba. Todo o material, na manhã de segunda-feira, vai estar disponível na página do Ipece e pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br.
O mais extenso dos documentos, o “Perfil do Trabalho, Rendimento e Ocupações com Ênfase na Economia Cearense”, analisa os dados referentes às condições de trabalho e rendimento da população cearense, comparando-os aos demais estados e Regiões do Brasil. O Ceará, por exemplo, ocupa o oitavo lugar no ranking nacional, com 13,24 por cento de uma população economicamente ativa de 3,3 milhões, no número de pessoas que trabalham entre 45 e 48 horas por semana. Tal resultado coloca o Estado em primeiro lugar no Nordeste.
O estudo “Evolução da Renda Média do Trabalho no Ceará” faz uma análise do rendimento mensal de todos os trabalhos da população residente no Ceará com mais de 10 anos (por grau de instrução) nos anos de 2001, 2005 e 2009. Já o “Desempenho do Emprego Formal em Fortaleza” traça a evolução do número de empregos formais nos últimos dez anos em Fortaleza, ao mesmo tempo em que desagrega por setor de atividade econômica, dividindo-os em oito segmentos.
Com “A Contribuição dos Rendimentos do Trabalho na Redução da Desigualdade de Renda”, o Ipece analisa os rendimentos do trabalho na composição da renda das famílias cearenses, enquanto o “A Importância da Renda do Trabalho na Composição da Renda dos Domicílios” mostra a composição da renda total das famílias no Ceará de 2001 a 2009.  Já “Evolução de Indicadores Selecionados do Mercado de Trabalho por meio da Rais/Caged” mostra o comportamento do rendimento médio dos trabalhadores com carteira assinada no Ceará, no Nordeste e no Brasil.
Assessoria de Imprensa  do Ipece
Pádua Martins ( padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 3101.3508)

Nenhum comentário:

Postar um comentário