Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Dengue 4 está em 80% dos casos


Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que Capital vive processo de transmissão ascendente de dengue
O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado ontem, confirmou 1.090 novos casos de dengue e mais um óbito pela doença no Ceará. Ou seja, com este incremento, hoje, o Estado soma 6.288 casos e cinco mortes. Destes, 80% são do tipo 4, o que representa 5.030 infectados. Dos óbitos, apenas um foi pelo sorotipo1.
Comparado com o levantamento do órgão veiculado no dia 20, observou-se um aumento de 20,96% nas confirmações da doença.
Porém, apesar do cenário epidemiológico ser diferente, em relação a igual período de 2011, nota-se um decréscimo de 84,68%, se considerarmos que no ano passado 41.051 pessoas tinham sido infectadas.
Do total de casos, exatos 58,59%, ou seja, 3.684 pertencem a Fortaleza, que também é responsável por quatro, dos cinco óbitos registrados até ontem. A outra morte foi registrada na cidade de Juazeiro do Norte.
Depois da Capital, as cidades de Crato (726), Canindé (236) e Icó (107) são as que possuem a maior quantidade de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Para o coordenador de Promoção e Proteção a Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, a situação merece cuidado, pois o vírus predominante é o tipo 4. "Toda a população está exposta a ele, já que esta é a primeira vez que o vírus circula no Ceará", explicou.
Em Fortaleza, apesar dos registros da doença neste mês de abril - considerado período de pico da doença pelos especialistas - não superarem igual período de 2011, Manoel Fonsêca considera que a Capital vive um processo epidêmico em expansão.
"A Secretaria de Saúde do Município (SMS) pediu o reforço dos carros fumacê e devemos chegar com essa ação em todos os bairros da cidade no próximo dia 7 de maio", explicou.
Já o técnico da vigilância epidemiológica da SMS, Osmar José do Nascimento, não confirmou esse ´estado epidêmico em expansão´, dizendo que a Capital vive, hoje, um ´processo de transmissão ascendente´.
Segundo ele, isso significa um cenário suscetível a mudanças. "O processo de transmissão está alto, mas a qualquer momento ele pode parar, assim como o contrário pode acontecer. Por isso, até a próxima semana o comitê municipal de saúde deve se reunir e fazer uma avaliação do quadro e decretar epidemia ou não", informou o técnico.
Incidência
O critério a ser levado em conta para o anúncio desse estado é a incidência. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a partir de 300 casos por 100 mil habitantes já pode ser declarada epidemia.

Até ontem, se levarmos em conta o número de casos confirmados na Capital, que chegam a 3.684, a incidência está em 150,23 por 100 mil habitantes.

Entretanto, devido à grande quantidade de notificações nas últimas semanas, a epidemiologia calcula a incidência por esse critério, que já chegam a 7.034. Fato que daria uma incidência de 280 por 100 mil habitantes. Ou seja, índice bem próximo do critério estipulado pelo Ministério da Saúde para epidemia.
Além do combate feito com o fumacê, que segundo os especialistas, só deve ser utilizado como último recurso. A SMS irá ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde.
Postos de saúde
Hoje, existem 28 em atividade no terceiro turno, que vai das 17h às 21h, mas em virtude da situação, a partir de hoje, entram em funcionamento mais 17 postos nesse horário. De acordo com o técnico da SMS, essas unidades devem abrir nos bairros com maior incidência da doença. Porém, Osmar não soube listar esses locais.
Além disso, o Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, no Centro, deve duplicar o atendimento laboratorial. "Se hoje eles fazem 20 exames, e nossa demanda é 40, eles farão o que a demanda necessitar".
Das Secretarias Executivas Regionais a com maior número de casos é a III, com 902. Dos bairros, Messejana e Barroso lideram com 134 confirmações.
FIQUE POR DENTRO
Gravidade do tipo 4 é a mesma que nos demais
Segundo o Ministério da Saúde (MS) para ser decretada epidemia de Dengue é preciso que a incidência seja igual ou maior que 300 casos por 100 mil habitantes, histórico de epidemias, infestação predial, saneamento básico e transmissão da doença. Já o sorotipo 4 da dengue tem os mesmos sintomas dos outros três tipos, ou seja, não é mais ou menos grave que os demais.
A população deve ficar atenta aos sintomas em crianças que sempre são confundidos com outras doenças ou virose. Dor abdominal, inchaço, vômito e febre alta são características da doenças. Já nos adultos a dor no corpo, nos olhos, febre alta e desconforto abdominal são os sintomas mais comuns.
SMS já vistoriou 374 mil imóveis
Apesar do número preocupante de casos de dengue registrados em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que as ações de enfrentamento à doença são constantemente realizadas nos diversos bairros.
O órgão informa que mais de 1.440 agentes de endemias trabalham na tentativa de reduzir a incidência da doença na cidade. Assim, de janeiro até a terceira semana de abril, foram efetuadas visitas e vistorias em um total de 374 mil imóveis.

As iniciativas promovidas pela Secretaria envolvem abordagens educativas, pesquisas larvárias a fim de verificar o índice de infestação, identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti e a destruição de depósitos inservíveis, como copos descartáveis e cascas de ovo.
Prevenção
Em conjunto com essas ações, o órgão informa que, de janeiro a março deste ano, foram realizadas mais de dez mil visitas a pontos estratégicos, como borracharias, oficinas mecânicas, sucatas, cemitérios e canteiros de obras), 5.635 visitas a locais de difícil acesso, 681 vedações de caixas d´água, 2.546 pneus recolhidos, além de mais de 1.300 das batidas de foco, que são ações de enfrentamento requisitadas pela própria população.
Conforme o órgão, a limpeza e o monitoramento de 42 canais e córregos foram realizadas, objetivando se prevenir contra a infestação do mosquito Aedes aegypti e ajudando a evitar surtos ou epidemias em 2012. O Ultra Baixo Volume (UBV), também chamado de fumacê, foi reforçado nas áreas carentes, de difícil acesso para os carros fumacê.
De janeiro a março, a equipe de educação em saúde e mobilização social da Secretaria realizou 16.952 ações, tais como a operação quintal limpo, visitas domiciliares, palestras, exposições educativas, reuniões comunitárias, pedágios, visitas aos pontos estratégicos, divulgação informativa por meio de cartazes, folders, entre outros, atingindo 181.724 pessoas em toda a cidade.
Thays Lavor / Ivna Girão
Repórteres
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário