Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa começará no mês de junho


A campanha da febre aftosa, que geralmente acontece em maio no Ceará, foi adiada para 1º de junho. O adiamento é devido ao processo de sorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os bovinos do Estado terão o sangue colhido a partir de 18 de junho. O procedimento se estenderá por 30 dias. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A sorologia acontece em vários Estados do Brasil e serve de controle da doença.
Em maio, haverá o sorteio das propriedades. Cerca de 20 animais de cada fazenda, entre 6 e 12 meses, serão avaliados.
Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses. O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará.
Caso o resultado seja positivo, o teste será refeito, como explica o Presidente da Adagri, Augusto Júnior : “o segundo teste será feito porque o exame pode ser falso positivo, uma reação da vacinação de novembro”.
Assessoria de Comunicação da Adagri
Amanda Sobreira - 85 8885 9045/ 9987 5168

Nenhum comentário:

Postar um comentário