Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Lares cearenses possuem mais TVs e celulares


População do Estado passou a consumir mais aparelhos de televisão, geladeira, máquina de lavar, telefone e outros
Não somente no padrão da moradia, mas na última década os cearenses também conseguiram ascender na relação com bens duráveis como máquina de lavar roupa, geladeira, televisão, motocicleta, automóvel, telefone celular, microcomputador.
O diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba destaca um maior acesso a esses produtos, o que também refletiu na melhora considerável da qualidade de vida da população, porém ainda com muito espaço para evoluir. "Estamos indo bem. O estudo mostra que em dez anos houve uma evolução da renda real, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido", observa.

Acesso
O levantamento realizado pelo Ipece aponta que, em 2010, um percentual de 94,04% dos lares do Estado passou a ter acesso a aparelhos de televisão. Em 2000, a participação alcançava taxa de 79,33%. No que diz respeito a taxa de variação da existência desses aparelhos na década, observa-se que o Ceará (18,54%) obteve um valor superior à média registrada no País (8,95%), e próximo a da região Nordeste (20,54%).
A televisão já está mais presente nos domicílios do Estado do que a geladeira, por exemplo. Em 2010, o refrigerador era utilizado em 87,89% das casas, enquanto que, dez anos antes só atingia uma fatia de 62,82% dos habitantes.
Telefone
Segundo o Ipece, a quantidade de domicílios cearenses com telefone celular ficou acima das médias nacional e regional. Por aqui, no ano retrasado, 59,82% contavam com os serviços do aparelho. No Brasil eram 47,13% e no Nordeste 56,66%.
Em sentido contrário, 21,47% das residências do Estado não tinham nenhum tipo de telefone. Sendo este um valor acima do encontrado no país (12,09%), contudo, inferior a média nordestina (22,72%).
Internet
Conforme o levantamento, em 2010, uma fatia de 19,21% das residências do Ceará possuíam microcomputador, percentual próximo ao verificado no Nordeste (21,19%), entretanto inferior ao apurado para o Brasil (38,27%). Em relação ao acesso a internet, ele era realidade em 14,72% das casas cearenses, enquanto que no Nordeste o índice alcançou 16,75% e no país 30,70% de usuários.
"O investimento no Cinturão Digital (sistema de banda larga que prevê levar a internet gratuitamente a todo o Estado) permitirá o acesso ainda mais forte a esse serviço. No momento em que mais pessoas passam a ter acesso a internet, isso vai alavancar fortemente a produção industrial e as vendas desse setor", comenta Flávio Ataliba. (LB)
Longo caminho

"Estudo mostra que em dez anos houve uma evolução da renda real, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido"
Flávio Ataliba
Diretor geral do Ipece

Nenhum comentário:

Postar um comentário