Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Barco escolar agirá na educação ambiental


Embarcação ficará ancorada na lagoa do Uruaú, em Beberibe, e funcionará apenas no período letivo
Fortaleza. No primeiro momento, a ideia era apenas servir de meio de transporte para os estudantes que moram às margens do Rio Potengi e que ficam ilhados durante a estação. Depois, observou que haveria uma finalidade bem maior, servindo de um instrumento para a educação ambiental.
Esses são os objetivos do barco escola, que foi apresentado, ontem, em Beberibe, no litoral Leste do Ceará. A embarcação ficará ancorada na lagoa do Uruaú, mas tem o objetivo prioritário na atual estação de chuvas, no transporte dos alunos que residem nas localidades de Juazeiro e Palmeira.
Ambos os distritos ficam à margem do Rio Pirangi, durante as cheias impossibilitam o transporte terrestre para as pessoas do lugar no deslocamento até a sede.
O barco foi apresentado pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, em ato que contou ainda com a participação, dentre outras autoridades, do prefeito daquele Município, Odivar Facó (PSB). Os serviços serão mantidos através de parceria entre o Estado e a gestão municipal.
Paulo Henrique explicou que a embarcação foi financiada pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de servir com meio de transporte escolar. No entanto, conforme salientou, essa finalidade deixa de ser útil fora da estação chuvosa, quando inexistem áreas alagadas.
Nesse sentido, houve um entendimento entre Estado e o Município para que o barco também funcionasse como equipamento de educação ambiental, no sentido de mostrar na prática a fauna e flora próprias das lagoas e áreas de mangues daquela região litorânea.
Bioma
"Nosso objetivo é que no período seco o barco fique ancorado na lagoa do Uruaú, que é a maior do Estado, para que os alunos passem a conhecer na prática toda a região do mangue, a influência marinha e assim poder discutir o berçário de várias espécies", afirmou Lustosa.
Na sua opinião, esse serviço será um instrumento valioso para que os jovens passem a compreender sobre a importância de não se jogar lixo em locais inapropriados e assim poluir os mananciais, como as praias, rios e lagoas. "Haverá um ganho considerável de saberes, quando os estudantes passaram a conhecer este bioma e as formas para sua preservação", disse o presidente do Conpam.
Período letivo
O prefeito Odivar Facó informou que as visitações deverão acontecer sempre no período letivo e como parte da grade curricular. "Não queremos passeios nos finais de semana, pois haveria uma concorrência com turistas e veranistas e o serviço perderia sua finalidade", disse Facó.
O prefeito lembrou que a meta é atingir cerca de 12 mil estudantes, vinculados a 60 escolas municipais. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação deverá preparar um cronograma de visitas, a fim de atender todo o público alvo. Acrescentou, ainda, que a manutenção ficará á cargo do Município, mas a parceria com o Conpam garantirá assessoria e apoio técnico para as aulas de campo.
O barco tem capacidades para 20 passageiros e mais um tripulante e conta com equipamentos modernos de segurança, dentre esses coletes salva vidas, rádio e sistema localização por GPS. "Trata-se de uma embarcação similar as que navegam pelos rios da Amazônia", disse o prefeito de Beberibe.
Uma outra característica importante apontada pelo gestor municipal é com relação ao motor, que por ter quatro fases, não é poluente. De acordo com ele, o Município passa a contar, dessa maneira, com um equipamento de grande relevância para ensinar e formar uma nova consciência ambiental.
Ainda ontem, Paulo Henrique Lustosa e Odivar Facó estiveram no conjunto de falésias, próximo à praia de Morro Branco, para também iniciar os estudos de qualificação daquele parque natural, monitorar a capacidade de suporte e das trilhas. Segundo o presidente do Conpam, essas medidas visam a prevenir a preservação do lugar, que deverá passar por um incremento do fluxo turístico, em vista dos investimentos feitos na Região.
MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário