Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Juazeiro lidera casos de dengue no interior do CE


Autoridades de saúde do Ceará e de Juazeiro estão em estado de alerta contra o aumento da dengue no Município

Juazeiro do Norte. São 540 casos de dengue clássica confirmados pela Secretaria de Saúde deste Município em quase dois meses neste Município. A intensificação no combate e prevenção ao mosquito tem sido realizada em todos os bairros, com frentes formadas por 150 agentes. Juazeiro do Norte lidera o número de casos de dengue no interior do Estado. Dos dois óbitos registrados até hoje no Ceará, um foi nesta cidade, em janeiro, sendo o primeiro do ano, e o outro, em Fortaleza. Duas suspeitas estão sendo investigadas na Capital.


Somente no mês de janeiro, houve mais casos de dengue em Juazeiro do Norte, do que todo o ano passado. Foram registrados 126 casos a mais. Ano passado, foram 214 casos contra 340 somente nos primeiros 30 dias deste ano. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no último dia 17, foram confirmados em todo o Estado, 978 casos de dengue, em 29 Municípios.

Notificações

Mesmo com essa realidade, o número de casos tem sido menor do que no ano passado. Em Fortaleza, de acordo com o boletim, foram registrados 397 casos, e Juazeiro, até a data do dia 17, 344 casos. Por conta do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da segunda semana de janeiro, a coordenadora de Epidemiologia, Janielly de Matos, afirma que tem havido uma redução drástica no número de notificações. O trabalho de combate tem uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado, com o auxílio de 150 agentes de endemias e também do Ministério da Saúde.

De janeiro até ontem, foram notificados 1.118 casos de dengue, sendo que dois casos de complicação estão sendo investigados mais quatro de dengue hemorrágica. A cidade está em estado de alerta.

Há residências do bairro Triângulo, por exemplo, que quase todos os membros da família chegaram a ter dengue, como é o caso do professor Djailson Ricardo. Em sua casa, seus pais e ele, além de uma de uma auxiliar de serviços, contraíram a doença. "É muito preocupante para todos nós esse momento, temos que fazer a nossa parte, o poder público e os nossos vizinhos, porque é uma realidade grave", diz Ricardo.

Segundo a Epidemiologia, somente na primeira semana de janeiro, foram notificados 124 casos, contra apenas um caso na sétima semana do ano. Segundo a coordenadora, essa realidade se deve principalmente às aplicações do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) que foram feitas em toda a cidade e o processo de conscientização da população, quanto a essa realidade.

O coordenador do Núcleo de Endemias de Juazeiro, Francisco de Sá Macedo, afirma que serão 60 dias de combate intensivo, mas ele salienta a importância da colaboração da população, principalmente por conta das chuvas, onde a preocupação aumenta ainda mais. Conforme o coordenador, houve uma mudança de estratégia quanto ao processo de conscientização. Agora, esse trabalho tem sido feito diretamente, dentro das residências, e com capacitação das comunidades, pela Coordenadoria de Mobilização Social, já que apenas a divulgação em rádios e palestras não estavam surtindo o efeito desejado.

Além da aplicação, os agentes de endemias têm realizado os serviços até o sábado, para nos dois meses, chegarem a visitação duas vezes as 115 mil residências da cidade. Cinco agentes com bomba costal estão atuando no bloqueio em residências onde são registrados casos suspeitos de dengue. Para o trabalho com o fumacê, Juazeiro recebeu reforço do Estado com oito veículos, e está agora com dez carros nas ruas. Até o momento, foram utilizados dois tratamentos aeroespaciais na cidade para o trabalho.

Em Crato, até o dia 17, foram registrados 159 casos. É o terceiro em número de casos no Estado, onde também está sendo adotado um Plano de Intensificação do Combate da Dengue.

A cidade foi uma das selecionadas pelo Ministério da Saúde para realização de pesquisas com as ovitrampas - armadilhas colocadas nos locais de maios infestação do mosquito, para que sejam colhidos os ovos, antes da fase larvária. A meta é examinar a resistência e longevidade do Aedes aegypti.

O Plano Emergencial de Combate à Dengue, em Juazeiro, foi iniciado nos primeiros dias de janeiro, por conta principalmente da cidade estar em estado de alerta máximo, a partir dos dados coletados junto ao Departamento de Vigilância a Saúde, junto com o Município de Caucaia, que registrou até o dia 17, 16 casos. O plano tem como meta conscientizar a população e combate a proliferação do mosquito. A situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados em praticamente todos os bairros da cidade.

O Ministério da Saúde divulgou, há mais de dois meses, os dois Municípios sob alerta no Estado. A Saúde no Ceará está sendo fortalecida para combate do mosquito com mais 100 fumacês portáteis.

Registro

540 casos confirmados de dengue clássica em Juazeiro do Norte, conforme registro da Secretaria de Saúde deste Município, em quase dois meses

Mais informações

Coordenação de Epidemiologia de Juazeiro do Norte
Rua: Tabelião João Machado, S/N
Santa Tereza, Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.9161

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER


Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário