Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

40 mil prestam concurso da PM


Mais de 40 mil candidatos fizeram, ontem, a primeira etapa do concurso público para soldado da Polícia Militar do Ceará. Eles estão concorrendo a mil vagas, com salário de R$ 1.606,01. Os classificados poderão assumir funções no Batalhão de Polícia Comunitária, Ronda do Quarteirão, ou em qualquer outra unidade da PM no Estado.A concorrência foi de cerca de 40,81 candidatos para uma vaga, segundo informou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB), órgão responsável pela realização da seleção.
O concurso é de nível médio e realizado em duas etapas. A primeira foi de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de 50 itens de conhecimentos básicos e 70 itens de conhecimentos específicos.
O certame foi realizado apenas em Fortaleza, em 36 locais de prova.
Já a segunda fase é composta de testes físicos, de caráter eliminatório, além de um curso de formação profissional de 1.020 horas/aula com caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo para concorrer.
A última seleção para Polícia Militar foi realizada em 2009, quando entraram dois mil soldados. Desses, todos foram nomeados para a segunda etapa do Ronda do Quarteirão. A frequência de realização de concursos depende da necessidade de policiais, como informou o Relações Públicas da Polícia Militar no Ceará, tenente-coronel Fernando Albano.
Nomeação
Ainda não há previsão de quantos dos mil candidatos que serão nomeados irão para o Ronda do Quarteirão. "Dependendo da necessidade, os soldados assumirão cargos no Ronda ou em qualquer outra função", explica o tenente-coronel.
Sobre o esquema de segurança do exame, o Cespe destaca que houve uma operação de policiamento para coibir irregularidades no concurso. Desde dezembro de 2011, fraudes em certames de interesse público que comprometam a credibilidade da seleção é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A determinação está presente no artigo 311 A, da Lei 12.550/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário