Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Novos cultivos de maçã no Estado


Limoeiro do Norte. Macieira no Vale do Jaguaribe? Sim, isso poderá se tornar realidade. E não é só o cultivo de maçã, mas testes estão sendo feitos para viabilizar também o cultivo de pera e caqui. Esta é uma iniciativa do projeto: "Implantação de unidades de observação para avaliação técnica de culturas de clima temperado no Estado do Ceará", que teve início em meados de 2009 e agora produz as primeiras maçãs em território cearense, após 14 meses de plantio em áreas experimentais.O projeto resultou de uma parceria firmada entre o Banco do Nordeste (BNB), por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), a União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (Univale), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e o Sebrae-CE.


Variedades

Foram introduzidas variedades de macieiras, pereiras e caquizeiros com baixa necessidade de frio, e que apresentam potencial econômico para o mercado interno. As áreas onde estão sendo testadas a cultura ficam nos Municípios de Icapuí, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Pacoti e Tianguá.

A diversificação de cultivos para os polos irrigados não representa apenas uma alternativa para a sobrevivência da agricultura regional, significa também, uma estratégia inteligente de mercado que poderá viabilizar a oferta de vários produtos em diferentes épocas do ano, indo além do cultivo de frutas tropicais.

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário