Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Juazeiro receberá 300 mil devotos para Romaria das Candeias


Iniciado em setembro do ano passado, o ciclo das grandes romarias de Juazeiro encerra com a Festa das Candeias
Juazeiro do Norte Uma das maiores festas religiosas da cidade terá início neste domingo. A Romaria de Nossa Senhora das Candeias será aberta oficialmente durante missa na Praça dos Romeiros, às 19 horas de amanhã, seguida de Show do Chapéu. A primeira grande romaria do ano terá cinco dias, culminando com a procissão dia 2, após missa na Praça do Socorro. São esperadas durante a festa religiosa que pelo menos 300 mil pessoas passem pela cidade. Como ainda é temporada de férias, há grande movimentação de visitantes, o que deverá aumentar a partir deste final de semana.
Forte esquema de segurança foi montado. Nos principais pontos de visitação, como o Horto, Socorro, Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, haverá reforço. São esperados cerca de 120 policiais militares da Capital, mais homens das companhias da região. Ao todo, segundo a Secretaria de Turismo e Romarias, serão cerca de 220 policiais, com junção de integrantes da Guarda Municipal e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Um sistema de monitoramento será montado com câmeras de longo alcance e um ônibus da Polícia, além de um helicóptero, estarão na cidade. A comissão permanente de romarias realizou reunião no último dia 19, para tratar dos detalhes finais de organização da romaria e de que forma os setores estarão funcionando neste período. Postos de saúde estão em locais estratégicos, para dar assistência e prestar orientações aos fiéis. A romaria é considerada uma das mais belas manifestações da fé.
Desde os tempos do Padre Cícero, o maior incentivador da devoção à santa, que são dedicadas orações à "Mãe das Candeias". As preces e cânticos são acompanhados com as luzes de velas e lamparinas pelas ruas da cidade. No dia da procissão, milhares de pessoas acompanham o carro-andor da santa, a partir das 17 horas, pelas ruas Santa Luzia e São Pedro, no Centro da cidade, até a Basílica. Após a caminhada, haverá a liturgia de encerramento. Ano passado, a Praça do Romeiro, em frente à Basílica, teve uma presença recorde de fiéis. Segundo avaliação da Igreja Católica, foram mais de 80 mil pessoas, já que a praça estava lotada e havia pessoas nas laterais, lotando as ruas também.
A romaria tem como tema este ano "Com Maria somos romeiros que caminham na estrada de Jesus". A programação com os ofícios, missas, pregação, adoração ao Santíssimo e bênção acontecerá todos os dias. No último dia da festa, antes mesmo da procissão, será realizada a bênção e despedida dos romeiros, ao meio-dia.

O pároco Joaquim Cláudio esclarece que, neste período do ano, os romeiros do Nordeste e outras partes do Brasil peregrinam a Juazeiro, para encontrarem alento e respostas aos diversos pedidos feitos a Deus, por meio de Nossa Senhora e Padre Cícero. Nesta época do ano, há muitos pedidos de orações dos sertanejos por um bom inverno, para que a colheita seja garantida.
Incentivo
A Procissão das Candeias foi incentivada pelo próprio Padre Cícero, devoto da santa. A festa foi se ampliando, com a devoção dos romeiros de todo o Nordeste, principalmente depois da morte do sacerdote, em 1934. É a terceira maior romaria do ano, em número de devotos, depois das Romaria de N. Sra. das Dores e a de Finados.
Segundo historiadores, um dos incentivos para os fiéis acompanharem os cortejos foi dado pelo próprio Padre Cícero. A utilização dos candeeiros acesos na procissão foi idealizada pelo sacerdote a partir de um romeiro que aportou na cidade. Não tendo um trabalho específico, o padre aproveitou a única aptidão do novo morador, que era a de confeccionar lamparinas, e mandou que ele fizesse o maior número possível de peças, sem dizer o objetivo. Ao se aproximar da procissão, o sacerdote divulgou para os fiéis da "Mãe das Candeias" o uso das lamparinas acesas durante a caminhada com imagem da santa.
Por conta dessa ideia, hoje a procissão é considerada uma das mais belas manifestações da fé romeira. Atualmente, os romeiros continuam a tradição, mas muitos usam mais velas do que as lamparinas.
FIQUE POR DENTRO
"Mãe das Candeias" é a Candelária
Nossa Senhora das Candeias é a mesma Senhora da Luz ou Candelária. A Festa de Nossa Senhora das Candeias teve inspiração do próprio Padre Cícero, que iniciou o trabalho em Juazeiro, incentivando os fiéis a louvarem a santa que ele próprio já era devoto também. Os festejos fecham o ciclo das grandes romarias na cidade, iniciado em setembro do ano anterior, com a Festa de Nossa Senhora das Dores, a segunda maior romaria de Juazeiro e, em seguida, a Romaria de Finados, no mês de novembro. A "Terra do Padim" é considerada sagrada pelos milhares de devotos.
Mais informações:
Secretaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147

Centro, Juazeiro do Norte (CE)
Telefone: (88) 3511.2202
ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário