Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ceará começa a colher maçãs


As macieiras estão sendo cultivadas em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, e já produzem frutos grandes e doces.
Localizado predominantemente em terras semiáridas, o Ceará já havia surpreendido ao produzir e exportar flores, não só tropicais, como também temperadas. Agora, o Estado já colhe os primeiros frutos de uma nova empreitada: a produção de maçãs. A iniciativa ainda está em fase experimental, mas as expectativas de produtores e pesquisadores são bastante otimistas.
O projeto veio em uma parceria entre o Banco do Nordeste (BNB), por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), a União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (Univale), a Embrapa Semiárido, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e o Sebrae-CE.

A "Implantação de unidades de observação para avaliação técnica de culturas de clima temperado no Estado do Ceará", como é chamado o projeto, teve início em meados de 2009, e agora produz as primeiras maçãs em território cearense, após 14 meses de plantio em áreas experimentais. Os resultados da iniciativa serão apresentados hoje, às 9h, na Fazenda Agropecuária Sem Fronteiras, em Tianguá, no evento denominado "I Dia de Campo sobre a Cultura da Macieira no Ceará".

Maçãs e peras

De acordo com o presidente da Univale, João Teixeira Júnior, que também é o coordenador-geral do projeto pela iniciativa privada, as maçãs são de excelente qualidade em termos de tamanho e sabor. "As macieiras vão florar no meio do ano, o que significa dizer que no fim do ano teremos uma nova safra, ainda maior do que esta de agora. Estamos com perspectivas muito boas", aponta.

E não são somente maçãs que estão em cultivo no projeto. Também estão sendo produzidas por aqui pera e caqui, tendo todas as três culturas uma área de produção de meio hectare. "Ainda é uma fase experimental", adianta o presidente da Univale.

Ele informa que, em 2013, todas as conclusões da pesquisa estarão prontas e um pacote tecnológico será oferecido ao governo, que poderá subsidiar a cultura. "Existe um grande potencial, especialmente para pequenos e médios produtores".

Foram introduzidas variedades de macieiras, pereiras e caquizeiros com baixa necessidade de frio, e que apresentam potencial econômico para o mercado interno. As áreas onde estão sendo testadas a cultura ficam nos municípios de Icapuí, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Pacoti e Tianguá. "Estamos focando a oportunidade de novos negócios, buscando uma alternativa além das frutas tropicais. Isto é uma quebra de paradigma", avalia o empresário.

Segundo Teixeira Júnior, o Ceará tem condições de se tornar um grande produtor destas culturas, especialmente na região da Serra de Ibiapaba. Experiências semelhantes de plantio de maçã no semiárido também estão sendo feitas em Petrolina (PE) e na Chapada Diamantina (BA). Os planos são de que a produção cearense possa atender tanto o mercado local, como o regional. "E ainda há uma perspectiva futura de exportação", acredita o produtor.

Sérgio de Sousa
Repórter

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário